Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

Visite o site da PUC-Rio                                                     Visite o site da PUC-Rio

 

RELATÓRIO DA VISITA Escola FEIRA DO DESENHO VIVO

por Rosimeri nascimento em 16/08/12


E. Municipal Profª Didia Machado Fontes - Barra da Tijuca

Professora: Maria Gracinda e Tiago turma: 1601

Idades: 11 a 13 anos.



Agradeço a semente de aveia que viajou comigo até a casa da Ana para ser transformada na massinha comestível, temperada com alho e sal, Gerou em mim observar com curiosidade o processo de entrada de grãos e saída de massa no moedor.


Agradeço a massinha de aveia por me envolver amorosamente no momento que eu a manuseava, gerando em mim encantamento pela sua forma e conforto nas mãos pelo aconchego da sua textura macia.


Agradeço a raiz de cúrcuma, a semente de urucum e a beterraba pelas cores que elas deram a massinhas das crianças. Gerando em mim gratidão e encantamento ao observar as cores aparecendo na massa, enquanto eu amassava.


Agradeço   professora Maria Gracinda por vê-la chegar na feira contente com os alunos, gerando em mim saber do seu desejo de estar ali fazendo contato comigo desde cedo pelo celular.


Agradeço ao aluno que chegou encantado com a PUC, ajudando a professora a me passar as informações sobre turma, gerando em mim satisfação por vê-lo interessado em participar dessa tarefa.


Agradeço aos alunos pela participação espontânea no momento do reconhecimento das verduras, gerando em mim desejo de conversar mais tempo com eles sobre as hortaliças.


Agradeço a aluna que me disse que confundia a salsa e o coentro, gerando em mim alegria por vê-la contente em aprender a diferença depois de ver a forma e o aroma.


Agradeço ao aluno que deu dupla nacionalidade ao alface na hora de reconhecê-lo, Gerando em mim surpresa e graça ao ouvi-lo dizer   " Alface amexicano".


Agradeço a aluna por observar a expressão de dúvida em seu rosto, no momento que ela provava a semente de girassol germinada. gerando em mim contentamento de saber que ela aprovou abrindo a mão novamente.


Agradeço ao inspetor Tiago por me ajudar a distribuir as pranchetas para a oficina das massinhas, gerando em mim gratidão pelo seu gesto colaborativo.


Agradeço aos alunos por receberem as massinhas sem preconceito, gerando em mim contentamento por vê-los curiosos, investigando o aroma das cores.


Agradeço ao aluno que me perguntou se eu tinha feito as massinhas. Gerou em mim consciência de que eu me misturei à aveia durante o processo da sua transformação e ele percebeu essa vibração afetiva.


Agradeço aos alunos por me contarem que tinham provado os seus desenhos, e também aos que comeram todo o desenho. Gerando em mim, gratidão por terem dado a eles a oportunidade desse experimento.


Agradeço aos alunos responderem para Ana o tempo de germinação da semente de girassol .Gerando em mim graça, quando eles disseram que era eu tinha ensinado assim.


Agradeço a professora, ter feito uma roda em volta da mesa para brindar o suco junto com a Ana, gerando em mim energia para cantar com Ana o música dos guaranis.


Agradeço a professora Maria Gracinda por sua participação em todas as atividades propostas, por ter me ajudado a distribuir a massinha rosa, por ter pedido silêncio quando necessário e  por me agradecer pelo dia no final da visita. Gerando em mim uma imensa satisfação de recebê-la com os seus alunos, que tornaram a quinta mais feliz.


 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version