Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

Visite o site da PUC-Rio                                                     Visite o site da PUC-Rio

 

RELATOS DA VISITA ESCOLAS FEIRA DO DESENHO VIVO

por Rosimeri Nascimento



18.09.14 Escola Municipal Prof. Margarida Glória de Faria - Barra da Tijuca

Professora Giane, Coordenadora Ana Claudia  e Andrea



Das 10 às 12 h

Idades: 08 à 09 anos  Turma:1302



Agradeço encontrar os alunos nos pilotis fazendo pose para alguns estudantes com as câmeras fotográficas nas mãos. Gerando em mim graça pela farra que faziam.



Agradeço ao aluno curioso em saber o que era a feira do desenho vivo, pois ele imaginava um desenho que se mexia no papel. Gerou em mim gostar de ouvi-lo, e dizer que era melhor ainda, pois o desenho era real. 



Agradeço a aluna que não levantava a mão na hora que eu perguntava, mas que me ouvia e observava tudo com muita atenção. Gerando em mim me identificar com ela nessa idade.



Agradeço os alunos por se esforçarem na hora do reconhecimento das hortaliças. Gerando em mim achar graça ao ouvir muitas vezes "repolho" ao invés do nome da verdura que eu levantava.



Agradeço as duas alunas que identificaram as palmas nas caixas. Gerando em mim ternura quando se alegraram ao ver uma folha que traz a lembrança da sua terra: " Tia, eu conheço! Dentro dela tem água."



Agradeço aos alunos por gostarem da brincadeira de identificar as sementes com as placas que eu mostrava. Gerando em mim me divertir com muitos olhares para mim e os dedos apontados para os copos, parecendo um filme de suspense até acertarem.



Agradeço a aluna que disse para Ana que, parecia um coração batendo, quando ela estava coando o suco cor de açaí para eles provarem. Gerando em mim perceber outros olhares atentos depois da sua observação. 



Agradeço aos alunos pela vontade de provar o suco, brincando de brindarem entre eles enquanto eu distribuía a prova. Gerou em mim acelerar a entrega dos copos, e gratidão por terem cantado comigo antes de beberem.



Agradeço aos alunos por vê-los ansiosos em frente aos azulejos, aguardando o material para começarem seus desenhos. Gerou em mim pedir calma para organizar as cores na mesa, e alegria por vê-los desejosos em usá-las.



Agradeço aos alunos que me pediram os seus desenhos de volta para acrescentar mais detalhes. Gerando em mim apreciar o capricho deles.



Agradeço a aluna que me perguntou cheia de dúvidas se o seu desenho estava bonito. Gerando em mim ver validar um desenho completinho que preencheu meu olhar.



Agradeço aos alunos pela mandala linda que formaram com seus desenhos de carinhas, casas, flores e etc. Gerou em mim encantamento e gratidão por vê-los saborear o que produziram.



Agradeço a Andrea, por acompanhar sua filha, colegas e professores nas atividades da feira. Gerando em mim gratidão pelo apoio na limpeza dos azulejos após a oficina de desenho dos alunos.



Agradeço a Ana e Giane por registrarem a visita na feira e participarem com alegria com a turma nesse passeio. Gerando em mim contentamento por compartilhar o dia com todos.



 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version