Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

Visite o site da PUC-Rio                                                     Visite o site da PUC-Rio



Imprimir tudo

Nova janela

Prof Maria Gracinda Conde

29 de mar 2017

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Querida Ana

Mais uma vez, muito obrigada por ter me possibilitado levar minha turma à Feira do Desenho Vivo.

A expectativa foi muito grande. As crianças levaram um susto com o seu convite. Eles nunca tinham feito qualquer passeio fora da escola.

Quando eles viram o ônibus da Solazer (um frescão), parecia que íamos fazer uma longa viagem. Entraram com os corações batendo forte demais. Alguns alunos conseguiram expressar sua felicidade colocando suas mãozinhas no peito.

Ao virarmos a curva que nos levaria à orla da Barra, aplaudimos a beleza do dia, a beleza do mar.

E rapidamente, todos passaram a prestar atenção ao trajeto. Um aluno, o Vinicius, me perguntou assustado se a avenida não teria fim. Acredito que ele nunca viu o mar tão de perto.

Ao chegarmos à PUC, novos aplausos. As crianças desceram do ônibus, agradecendo ao motorista a viagem tranquila. Elas foram observando a gentileza do motorista, o segurança da PUC que ajudou o motorista a estacionar o ônibus, e assim por diante.

Chegamos mais cedo e pudemos conhecer as escadarias do Solar e caminhar na trilha que nos levou a sua SALA ENCANTADA!!!!! Nós abraçamos sua tenda com todo o carinho e gratidão possível. Como existir uma sala de aula integrada à natureza tão pertinho de nós?

Voltamos pela trilha encantada e começamos nossa viagem mágica na Feira do Desenho Vivo.

Fomos recebidos com muito carinho pela Luiza e pela Carolina. Ela expôs para as crianças como seriam as atividades que seriam vivenciadas por todos. Então, fomos para a feira de legumes, verduras e frutas orgânicas. Viram muitos produtos que não conheciam. Ficaram muito felizes em saber que é possível produzir alimentos sem venenos e com aproveitamento total dos mesmos, sem sacrificar a terra.

Depois, foram descobrir como germinar as sementes e se encantaram com a técnica dos passarinhos, tão sábios. Gostaram muito de experimentar as sementes de girassol germinadas. Compreenderam a importância de potencializá-las para conseguirem mais energia.

Agora, quando chegou a hora de aprenderem com você como se faz o SUCO DE LUZ, a emoção tomou conta deles. Percebi esse sentimento quando li seus registros na escola. Todos vibraram com cada etapa do suco, com a sua maneira carinhosa e decidida de tornar as nossas vidas mais pura, com mais oxigênio, com mais amor. A maioria gostou muito do suco e repetiram até que ele acabasse. Brindaram e cantaram o hino à Terra com entusiasmo e alegria.

Então, foram ouvir a explicação da Luiza sobre a atividade da confecção do Desenho Vivo. Amaram sentar no banquinho de três pontas. Alguns ficaram confusos sobre a maneira certa de sentar. E a atividade começou com uma integração entre todos. Aos poucos, eles foram desenhando seus sonhos e desejos. Nosso mosaico ficou lindo, cheio de esperanças que o VIVER pode ser feito de uma forma mais simples e pura. Quando acabaram, comeram seus desenhos com muita vontade e alegria.

Após essa atividade, nossa querida Rosi chegou e pode realizar a última atividade do passeio. Todos ficaram em círculo e receberam um docinho feito com duas rodelas de banana com canela. Ela brincou com todos eles e recebeu muito carinho e gratidão.

Nosso passeio à PUC ainda está presente em nossas lembranças. Foi realmente inesquecível permanecer por algumas horas em um ambiente acolhedor, no meio da natureza. Eles puderam respirar e se impregnar de vários conhecimentos adquiridos e trocados na feira.

Obrigada minha querida Ana Branco. GRATIDÃO é a palavra que diremos todos os momentos que relembrarmos nossos momentos vividos na PUC.

Gratidão à você, minha amiga querida! Gratidão à Luiza! Gratidão à Carol! Gratidão à Rosi! Gratidão à todas as pessoas que participam da feira de uma forma tão generosa!

Gratidão a todos que permitem que a FEIRA DO DESENHO VIVO seja direcionada às nossas crianças da Rede Pública para ampliarem sua visão de mundo.

Gratidão a todos que acreditam em nossas crianças como seres capazes de se alimentar com novos saberes e novos sabores.

Muito obrigada!

Professora Maria Gracinda

Escola Municipal Professora Dídia Machado Fortes

OBS: Segue abaixo alguns registros de meus alunos.

“Nesse passeio, eu vi como é importante a preservação da natureza. Como ela faz parte da nossa vida, porque o oxigênio que respiramos, vem através dela.

Também aprendemos a importância das frutas na nossa alimentação porque são elas que nos fornecem as vitaminas, os sais minerais e etc.

Senti que devemos cuidar do nosso planeta.

Aprendi a importância que para sobrevivermos, precisamos fazer algo com urgência.”

Thiago Brits - 4º Ano

“Eu aprendi muito. Eu aprendi como se cria um girassol. Tem que botar num copo de vidro e botar uma peneira e deixar 8 horas. E tirar a água de dentro e esperar mais 8 horas e é só plantar.

A vovó Ana Branco é ela que faz um suco delicioso. Eu tomei dois copos de suco. Ela botou muita maçã e beterraba e muitas coisas e ficou uma delícia.

E aí, eu comi um desenho vivo e depois todo mundo comeu seu desenho. Que legal, né!

E depois, a gente comeu tipo uma mini panqueca que estava uma delícia também.

E aí, a gente no final, comeu um docinho de canela com banana. E o gosto estava muito bom. Eu amei o passeio para a PUC-RIO e tomara que a gente vá de novo.

Eu amei conhecer a vovó Ana, a tia Luiza, a Carol e a tia Rosi. Eu amei todas elas!”

Beijos,

Mariana

“Na PUC, eu vi várias árvores de tipos diferentes. Eu passeei dentro da faculdade da PUC e passeei na floresta dentro da PUC.

Eu senti a sensação de entrar em contato com a natureza, e senti o ar puro da natureza.

Eu aprendi a fazer um suco de frutas, também aprendi que semente de girassol dá para comer igual a outras sementes. Aprendi a germinar as sementes. Aprendi os nomes de todas as frutas, legumes e verduras. Aprendi a alongar o nosso corpo para ficarmos com mais energia e que as sementes também dão muita energia.

Também aprendi a fazer uma pintura em azulejos com frutas, não com tintas, mas com um tipo de tinta diferente. É uma tinta feita com frutas e aprendi a respeitar a nossa natureza e o lugar que vivemos.

Aprendi a cuidar das árvores.”

Gabriel Ramos


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version