Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

Visite o site da PUC-Rio                                                     Visite o site da PUC-Rio



Escola Municipal REPUBLICA DA COLOMBIA

visita a Feira Desenho Vivo em 17 de maio de 2017

Prof ª Giovana Lobianco Turma 1601

Por Luiza Dreyer

Agradeço à criança que sabia o que era um produto orgânico e ensinou aos amigos, gerando em mim valorizar a capacidade que temos de multiplicar nossa sabedoria quando a partilhamos.

Agradeço à criança que não queria comer a semente de girassol porque queria plantá-la e propôs de fazermos um canteiro ali mesmo, gerando em mim graça e alegria por reparar que estávamos rodeados de terra e plantas, um ambiente que estimula esse aprendizado intuitivo.

Agradeço à criança que veio dizer que tentou plantar girassol mas não conseguiu, gerando em mim encorajá-lo a plantar de novo, mas dessa vez fazendo o processo de germinação primeiro.

Agradeço às crianças que me disseram que já tem uma horta no colégio, gerando em mim felicidade em saber que eles poderão germinar e plantar as sementinhas que quiserem por lá! Gerando em mim gratidão por ver que tem gente na escola que dá valor a quem nos ensinou a viver: a natureza.

Agradeço às crianças que quando indagadas se teriam alguma folha, me disseram que só tem em casa... O que gerou em mim mostrar que todas elas tinham folhas ali mesmo, na cabeça!

Agradeço às crianças que, após terem percebido que tem folhas na cabeça, me apontaram aonde ficavam seus galhos, seu tronco e suas raízes. Gerando em mim doçura em ver que eles mesmo estavam se reconhecendo como árvores andantes.

Agradeço às crianças pelo fato de rirem muito na hora de acordar o tronco (rebolando) o que gerou em mim agradecer por uma turma tão entregue e participativa.

Agradeço à professora Giovana por não ter levantado a voz um momento sequer com os alunos, gerando em mim entender que não é no grito que se ganha respeito, e sim no diálogo.

Agradeço à professora Giovana que participou e se fez presente em todos os momentos, o que gerou em mim relembrar algumas outras turmas e concluir que os alunos são um reflexo da professora.

Agradeço à Carol pelo fato de ter feito sua estreia como monitora, gerando em mim confiança e empatia pela sua capacidade de encantar e ser encantada!

"Gratidão é a memória do coração" Antístenes


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version