Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

Visite o site da PUC-Rio                                                     Visite o site da PUC-Rio



RELATOS DA VISITA DOS ALUNOS durante a FEIRA DO DESENHO VIVO PUC RIO
Por Luiza Dreyer em 05/09/18

EM Cláudio Besserman Viana
Professores : Raquelly Dalmaneck
Turma: 1503s

Agradeço aos alunos por, assim que identificaram que eu ia recebe-los e antes mesmo deu me apresentar, virem me encher de beijos e abraços, gerando em mim doçura em ver uma turma tão aberta e amorosa!

Agradeço à aluna que sabia o nome de quase todos os orgânicos durante o reconhecimento, gerando em mim alegria em saber que ainda estamos conectados às nossas fontes!

Agradeço aos alunos que empolgados gritavam os nomes dos orgânicos quando eu perguntava, gerando em mim morrer de rir com tamanha empolgação!

Agradeço ao aluno que falou que não gostava de nada que tinha naquela feira orgânica, que a única coisa que comia dali era a maçã. Vê-lo depois, nas pinturas, silencioso porque estava de boca cheia, comendo todas as cores que tinha colocado no seu desenho, gerou em mim reconhecer a importância de não brigar porque não quer comer, e sim mostrar novos – e divertidos - caminhos de comer!

Agradeço à professora Raquelly atenta e participativa a todas as etapas da investigação. Quando começava a bagunça ela só precisava falar uma vez para ser ouvida por todos. Gerando em mim reconhecer que os alunos são o espelho do professor, que aprendemos muito mais com o exemplo do que com o sermão.

Agradeço à Ana ao seu tom de voz que se mantem calmo e tranquilo enquanto prepara o Suco da Luz do Sol . Gerando em mim a vontade de exercitar mais e mais essa presença serena para receber as crianças.

Agradeço à Amanda, mais nova voluntária do trabalho com as crianças, pelo fato de quando seu motorista chegou, pediu para ele esperar pois ainda faltavam quinze minutos. Gerando em mim compartilhar essa alegria e vontade de não ir embora!

Agradeço à Joana, mais uma voluntária do trabalho com as crianças, pelo fato de separar o amendoim e a uva passa para o desenho junto da Amanda, gerando em mim encantamento com o tamanho do capricho das duas, que chegavam a pegar passa por passa e comparando um pote ao outro vendo se estava igual mesmo. Gerando em mim alegria em tê-las por perto!

Agradeço à Rosi pelo fato de cortar as uvas no meio, possibilitando uma superfície de apoio para que elas não caiam do desenho, gerando em mim usar a uva para mostrar para as crianças que elas poderiam fazer a mesma coisa com o amendoim.

Agradeço à professora Raquelly que pediu para todos os alunos que a estivessem ouvindo colocassem as mão na cabeça. Gerando em mim conhecer mais uma forma divertida de pedir atenção. Gerando em mim reconhecer que o professor não precisa ser autoritário para receber respeito.


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version