Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Continua o Pensamento enquanto Caminha

Equipe:

Nathalia Santos - Nath258@hotmail.com

Eduardo Schiffer - edschiffer@ig.com.br

 

Grupo Social :

Professor Ronaldo Duarte

Centro de Artes Nós na Dança

Nossa Senhora de Copacabana, 427 apt° 302 Copacabana - Rio de Janeiro CEP: 22081-006 Tel.: 2234-4321

 

Trabalhamos no Centro de Artes Nós na Dança com o professor Ronaldo Duarte. Lá ocorrem várias atividades corporais, como teatro, Street Dance, balé clássico e ginástica localizada.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Ronaldo Duarte, reconhecemos como objetivo para o projeto: "Continue Pensando".

Ronaldo já realizava diversas atividades que são relacionadas com a frase, como dizer algumas palavras chaves para as meninas criarem uma cena que englobem essas palavras; separar crianças em duplas, através de um pano, onde uma dupla recebe uma cena e elas têm que representa-a somente com sons, enquanto a outra dupla tem que escutar e reproduzir o que elas acham que esse som representa, e por fim a atividade em que ele espalha cordas no chão e as crianças têm que seguir a mesma corda até o final.

Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor, identificamos a intenção dele de incentivar a concentração, a coordenação motora e a capacidade de diferenciar sensações das crianças.

Foram feitos por nós três caminhos que utilizam diferentes texturas e cores. Utilizamos panos de diversas cores, azul escuro, preto e vermelho. Como textura, pedras de aquário, saco plástico e lágrimas de Nossa Senhora. Com a ajuda de uma maquina de costura costuramos três caminhos diferentes.

Para Nathalia, a experiência de fazer projeto serviu para se conhecer melhor. Foi uma fase de autoconhecimento. Saber do que é capaz de fazer, testar seus limites. E acima de tudo, a ajudou a ter certeza que o que está fazendo é realmente o que ama fazer.

Para Ed, fazer projeto foi aprender a se relacionar melhor, a procurar seus ideais e a ter coragem de experimentar o possível ao longo desse processo de aprendizagem. Foi um meio de fazer com que acreditássemos mais em nossa capacidade e de ver que criar pode ser algo descontraído, mas juntamente disciplinado.

 

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AC e 1 AD
Professores: Ana Branco e Carlos André Côrtes

Monitores: Marcela e Adriana

 

voltar

 

 

Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br


portuguese version

english version