Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Máscaras que libertam e desafiam o aluno ao mesmo tempo

Equipe:

Carla Pestana Lemgruber - lemgruba@hotmail.com

Raphael de Almeida Gomes - Russel1985@globo.com

 

Grupo social:

Duda Ribeiro

Casa da Gávea

Praça Santos Dumont, 116 - sobrado - Gávea - Rio de Janeiro - RJ.

 

O projeto foi desenvolvido com a ajuda do Professor de Teatro Duda Ribeiro na Casa da Gávea com adolescentes e adultos com idades entre 15 e 60 anos de idade que fazem o curso de interpretação na área de humor para a televisão. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular do Duda reconhecemos como objetivo para o projeto: "Estar Livre".

O Duda acredita que todas as pessoas que estão no palco devem estar livres de seus problemas e preocupações pra poder vivenciar o personagem. Com bases nos experimentos realizados identificamos a intensão do Duda de trabalhar com seus alunos a liberdade e a expressão facial e corporal. Desta forma, desenvolvemos um trabalho com o objetivo de ajudar no aquecimento dos alunos que é justamente o momento que eles estavam deixando de lado seus problemas.

Para ajudar essas atividades, nos criamos 2 máscaras que cobrem o rosto, deixando aparecer os olhos e uma delas deixa aparecer a boca para que e uma delas deixa aparecer a boca para que sejam valorizadas as expressões do olhar e da boca, alem da fala. Usamos uma base feita de argila modelada na forma de um rosto, jornal molhado em água e cola e depois de seco uma camada de papier machê, fazendo um rosto sem expressão, mas orgânico. E no final nos a pintamos de branco, pois o Duda acredita que essa cor mantém a neutralidade.

O Duda está usando o nosso projeto nos aquecimentos de suas aulas com as turmas que estão no início do processo de aprendizagem. A máscara que não deixa a boca aparecer é usada para que os alunos ouvindo uma musica expressem um determinado sentimento com olhos e com os gestos. A máscara que deixa a boca aparecer é usada no mesmo exercício, mas com ela o aluno pode usar as expressões da boca e a fala. Esse projeto nos deu a compreensão de que somos capazes, basta sermos instigados. E que todo o processo e prazeroso, se feito com dedicação e com companheirismo. Aprendemos a confiar um pouco mais nos outros e em nos mesmos.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AB
Professores: André Cortes Lameirão e Ana Branco

 

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br


english version

portuguese version