Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Sinalizando regras de conduta do grupo

Equipe:

Jansen Moreira Pinto - jan100_rj@yahoo.com.br

Julia Simão Liberati - julialiberati@excite.com

 

Grupo Social:

Aristóteles Vandelli Carneiro

Escola Municipal Christiano Hamanm

Rua Duque Estrada, 20 - Gávea - Rio de Janeiro

 

  Projeto desenvolvido na Escola Municipal Christiano Hamanm com o professor de educação física Aristóteles Vandelli Carneiro para turmas do ensino fundamental. Apartir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Ari reconhecemos como objetivo para o objeto: "Respeito, participação, disciplina e cooperação são regras de condutas importantes para haver um crecimento coletivo com responsabilidade". O professor Ari muito mais do que ensinar a jogar prepara o aluno para a vida, criando cidadãos. Durante a organização de um campeonato de futebol, Ari pediu ajuda dos alunos para determinar as regras do jogo, permitindo que cada turma se organizasse para determinar as próprias regras. Resolvemos então montar uma tabela de resultados e uma de regras que servisse para futuros campeonatos pois nelas se pode apagar e escrever com pilot para quadro branco. Também montamos uma súmula mestra que Ari poderia fotocopiarsempre que necessário. Para as tabelas de resultados e de regras usamos lona impressa em gráfica, a súmula foi impressa em papel de 140g e coberta com papel vegetal de 92g para proteção.

 

Jansen: Para mim fazer projeto foi superar dificuldades, foi acreditar que o nosso objetivo pode ser realizado com trabalho, foi aprender que dificuldades são superadas pela criatividade e inovação, foi chegar próximo do desistir mas não deixar ele nos alcançar, foi descobrir que por trás de uma dupla há uma amiga, é crescer junto, é reaprender a observar, é agradecer, é confiar.

 

Julia: Para mim fazer projeto foi muito importante pois aprendi que nem sempre o que você julga certo para um grupo ou ambiente condiz com a real necessidade do mesmo, aprendi a lidar com o erro de uma forma positiva e acima de tudo aprendi a trabalhar em conjunto acreditando na nossa capacidade.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AC e 1 AD
Professores: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br


english version

portuguese version