Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Sensibilizadores Geométricos

 

Equipe:

Carolina Braga Leal - Carolina_Braga@hotmail.com

carolbragaleal@yahoo.com

Pedro Marinho Seixas - pedroseixas@terra.com.br

 

Grupo social:

Fisioterapeuta Carolina Ribeiro de Oliveira

Instituto Benjamin Constant

Avenida Pasteur, 350 / 386

Urca - Rio de Janeiro

CEP: 22240-290

Tel.: 97614264

 

Trabalhamos no Instituto Benjamin Constant com a fisioterapeuta Carolina de Oliveira, que trabalha com deficientes visuais de todas as idades, sobretudo com crianças, em um tratamento fisioterapeutico diferenciado de acordo com as necessidades de cada pacientes.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Carolina reconhecemos como objetivo para o projeto: “tratamento fisioterapeutico para ajudar pessoas cegas”.

Durante os encontros observamos a fisioterapeuta Carolina fazendo uma série de exercícios e atividades para melhorar não só o problemas posturais, de condicionamento físico ou quaisquer outros problemas apresentados, notamos o seu empenho em tentar ajudar  as pessoas, principalmente as crianças que nasceram cegas a torná-las independentes. Ela o fazia quando pedia aos pacientes para manusear objetos e manifestando relação a eles. Como emitir algum som ou barulho e a pessoa ter de identificá-lo ou chegar ao local no qual o som foi emitido.

Com base nos experimentos utilizados pela intercessora identificamos a intenção dela de ajudar os pacientes na identificação de coisas afim de torná-los mais independentes. A dupla desenvolveu objetos com formas geométricas, texturas, odores e sons diferenciados um do outro, para trabalhar os sentidos dos deficientes visuais.

Para as texturas foram usados variados tecidos (como o filtro, emborrachado e brim), lixa, lã e pva. Para os cheiros sabonetes aromatizados. E para os barulhos caixas com feijão, arroz, pregos, sementes, pedras, palitos de fósforo e água.

Fazer projeto, para Carolina, foi um aprendizado de que o universo é muito maior do que ela imagina. A magia desta grandiosidade está nas diferenças e viver em harmonia com estas é fundamental.

Viver esta experiência, para Pedro, serviu para aprender sobre deficientes visuais e seu comportamento no cotidiano, e indiretamente aprender sobre outras coisas, como materiais de texturas, tecidos, etc.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AC e 1 AD
Professores: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version