Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Aprender brincando é muito mais eficiente

Equipe:

Cristine Galvão de Noronha - crisdenoronha@hotmail.com Paula de Souza Machado Britto - psm.britto@uol.com.br

 

Grupo social:

Professora Adriana da Silva Martins

Canto do Rio F. C.

Rua Visconde do Rio Branco 701 Centro, Niterói CEP: 24.000-240 tel.: 2722-0506

 

     Trabalhamos no Canto do Rio com a professora de natação e hidroginástica Adriana da Silva Martins, 22 anos. Ela da aula de natação para crianças e hidroginástica para pessoas da terceira idade. Adriana acredita que aprender brincando é muito mais eficiente e que as conversas ajudam a alegrar a aula, pois a alegria é fundamental para o exercício. A partir desse princípio trabalhamos com as idéias de diversão, alegria e conversa.

     Antes ela usava apenas brinquedos das próprias crianças e alguns que ela tinha para estimulá-las a entrarem na água e participarem da aula. Já na hidroginástica as músicas descontraíam um pouco a aula.

      Ao entendermos que a diversão seria mais eficaz se estivesse ligada aos materiais ( halter, prancha, caneleira, macarrão, etc...) Criamos uma prancha peixe e um halter no qual os “pesos” eram coloridos e com certas formas como estrela, flor, fusca e trevo. Usamos EVA colorido na prancha e nos “pesos”, bexiga e cano de PVC para o suporte dos “pesos”.

      A prancha além de estimular a criança a entrar na água, substitui a prancha convencional de natação sendo utilizada como suporte para bater a perna. Já o halter que foi pouco usado na hidroginástica também vai auxiliar na natação sendo usado os “pesos” como um brinquedo que estimula as crianças a saírem da borda para buscarem essas formas que joga aleatoriamente no meio da piscina.

      Com o projeto aprendemos a reutilizar objetos que aparentemente não teria utilidade. Além de aprender a trabalhar com EVA e inevitavelmente estimular a criatividade. Aprendemos também que trabalhar com o usuário é muito mais eficaz na confecção do produto.

      Agradecemos a aula pois nos estimulou tanto na criatividade quanto na obtenção dos materiais, nos fazendo procurar, pesquisar, e experimentar cada vez mais para chegar a um resultado satisfatório..

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AB
Professores:
Carla Dias e Carlos André Cortes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version