Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Aproximando a flexibilidade ao limite

Equipe:

Maria Ilka Azedo - kikaaa@gmail.com

Rafael Bello - rafa_bello@hotmail.com

 

Grupo Social:

Professor Edson Vasconcelos

Academia Focus

Rua Marquês de São Vicente, 52, 4° andar Gávea - Rio de Janeiro CEP: 22451-901 Tel.: 2239-1899

 

            Nosso projeto foi realizado na Academia Focus, no Shopping da Gávea. Nosso intercessor se chama Edson Vasconcelos e é professor de Active Flex, aula de alongamento com ênfase em Pilates e Yoga. O principal objetivo do trabalho de Edson é buscar o bem-estar do aluno através de exercícios de alongamento e relaxamento.

            A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Edson reconhecemos como objetivo para o projeto : "Aproximando a flexibilidade ao limite"

            Edson está sempre buscando maximizar a flexibilidade de seus alunos através de seus exercícios de alongamento, pois acredita que quando uma pessoa chega ao limite de sua flexibilidade um novo limite é criado;

            Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor identificamos sua intenção de trabalhar a flexibilidade através de objetos de alongamento com ênfase no uso das cores para fazer uma diferenciação das resistências dos objetos, já que cada aluno possui uma flexibilidade individual.

            Foram construídos 6 objetos, 2 de cada cor, correspondendo às resistências maiores, médias e menores (vermelho, amarelo e verde, respectivamente). Os materiais utilizados no objeto foram garrote, Lycra, tubo de plástico,EVA e botões de pressão. O intercessor está usando os objetos para realizar seus exercícios de alongamento de acordo com a flexibilidade de seus alunos e para dar um ar mais alegre à sua aula devido às cores dos objetos.

            O projeto fez Maria Ilka conhecer novas coisas, como descobrir diversos lugares e materiais que não conhecia e a ensinou a criar coragem para "se virar", aprender a ir buscar as coisas e fazê-las por conta própria, tendo responsabilidade para fazer um produto com qualidade e coerência com o trabalho que está sendo feito.

            Rafael aprendeu a não apenas pensar em uma coisa e escrever, e sim a meter a "mão na massa" literalmente; construir abusando de variações seguindo uma metodologia, e após isso tudo olhar para trás e se assustar com a quantidade de coisas que você já fez para chegar a um resultado final e se surpreender com o que você é capaz de fazer.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version