Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Bola de integração para o Tai-Chai-Chuan

Equipe:

Aline Alves Vianna - alvesvianna@yahoo.com.br

 

Grupo Social:

Professor Zel Mir Ferreira dos Santos

Praça da Estácio

Rua Joaquim Palhares, Estácio - Rio de Janeiro

 

      Projeto realizado na praça do Estácio com o professor Zel Mir que dava aulas de tai-chi-chuan para terceira idade. Lá pude presenciar atividades como alongamento, Tai Chi Simplificado, leque moderno tai chi 30 posturas e espada 32, e a partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Zel Mir reconheci como tema para o projeto: "Corrigindo firme o movimento com o coração"

 

      Os movimentos feitos com ou sem o uso de leque se relacionavam com a frase escolhida pois neles sempre estavam presentes a questão emocional.

 

      Foram feitas e testadas idéias como bastão, setas de indicação, arco de madeira, enfim, vários tipos de objetos que corrigissem a postura, o equilíbrio e o movimento.

A partir dos objetos testados, o conceito definido como objetivo foi a integração através da percepção entre os alunos e professores do local, o que gerou a bola como partido adotado.

O projeto final foi uma bola feita de veludine azul-marinho com corações de diversas cores e texturas de pano, com expressões faciais desenhadas com tintas em relevo exclusivas para pinturas em tecidos representando diferentes estados de espírito com o objetivo de integrar de forma lúdica iniciantes e pessoas com dificuldades de entrosamento e assimilação dos movimentos feitos no Tai-chi-chuan. Essa experiência serviu para que me familiarizasse com situações cotidianas que irei encontrar ao longo do curso de desenho industrial.

Agradeço ao Marcelo pelo fato de ter me ajudado em todo o processo de edição do relatório e da ficha resumo, o que gerou em mim o reconhecimento da nossa amizade. Agradeço a minha mãe pelo fato de ajudar em todos os processos de realização do projeto, o que gerou em mim persistência para levar em frente o meu trabalho.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version