Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Borboletas na marcação da dança

Equipe:

Ana Cristina Agra - ana_agra@ hotmail.com

Rogério Moll - rogério_moll@ hotmail.com

 

Grupo Social:

Professora Janice Botelho

Ballet Dalal Achcar

Rua dos Oitis, 20 Gávea - Rio de Janeiro CEP: 22451-050 Tel.: 2274-8169

 

      O trabalho desenvolvido por Janice Botelho, professora de Jazz, na Academia de Dança Ballet Dalal Achcar é treinar a coordenação mental e física das alunas a fim de corrigir posturas, dar mais agilidade, leveza e sincronia, tudo isso embutido em danças com música, resultando no trabalho acompanhado por nós durante todos esses meses. Com isso as meninas treinam para a apresentação no meio do ano, no final do ano, e também em aulas públicas.

      A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Janice Botelho, reconhecemos como objetivo para o projeto: "Atenção! Marcação! Eu, Hein! Borboleta Saltando!"

      Dentre as atividades propostas pelo intercessor relacionadas com a frase podemos citar coreografias ensaiadas, exercícios de atenção e concentração, treinamentos de movimentos como pulos e saltos.

      Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor identificamos sua intenção de marcar as alunas em coreografias e de ajudar na conscientização do fluxo do movimento (borboletas colantes, pedaços de tule e bola).

      Como projeto final desenvolvemos a idéia de uma bola-borboleta que ajuda a marcar as alunas e ao mesmo tempo as orienta nessa conscientização, devido à sua leveza e cores fortes. Foi feita através de uma armação de quatro tiras de acetato com pedaços e asas de tule de cores diferentes, e está sendo usada como parte de jogos e da coreografia.

      Ana Cristina: Através do projeto aprendi a trabalhar melhor em dupla, a me dedicar a um objetivo para posteriormente alcançá-lo, a não abaixar a cabeça mesmo quando ouço o que não quero, a tentar, a ter força de vontade, a dividir, e a não julgar os outros antes de conhecê-los.

      Rogério: Fazer projeto é ter calma e paciência diante das situações, e esperar acontecer. Aprendi a costurar e, acima de tudo, que não se pode colocar a carroça na frente dos burros.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version