Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Brincando no Fundo da Piscina

Equipe:

Marcela Petrus Vieira Gomes-marcela_petrus@hotmail.com

Marcelo di Lullo Schindler - schiiindler@yahoo.com.br

 

Grupo Social:

Cláudio Pessoa Goulart

Sociedade Germânia

Rua Antenor Rangel, 210 / Gávea - Rio de Janeiro

 

      O processo de pesquisa do projeto foi realizado na Sociedade Germânia, na Gávea, numa aula de Natação com o professor Cláudio Pessoa Goulart. As aulas que acompanhamos são direcionadas a crianças pertencentes a faixa etária de 10 anos. As atividades realizadas no local são voltadas apenas para o aprendizado do nado, sem visar competições e formações de equipes. Algumas atividades são o aquecimento e treino com e sem pranchinha das diversas modalidades; craw, borboleta e costa.

      A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Cláudio Goulart reconhecemos como objetivo para o projeto : "O motor da brincadeira é: respiração e bater com força a perna esticada sem esquecer dos braços"

      Um exemplo de atividade que representava bem o conceito contido na frase era o treino do golfinho, onde a requer maior coordenação entre a respiração e o movimento dos braços e pernas. Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor identificamos sua intenção de desenvolver algo que aperfeiçoasse o movimento, que direcionasse a atenção do aluno somente para o nado.

      Através da observação do andamento das aulas e conversas com Cláudio chegamos a conclusão de que a criação de algo que ajudasse a direcionar o movimento dos alunos na piscina seria algo interessante. Assim desenvolvemos setas que funcionaram como "raias submarinas".Criamos então um conjunto de quatro setas numeradas de cores diferentes, feitas com duas placas de E.V.A (uma preta de 8 mm coberta por outra colorida de 2 mm), com 20 peças de chumbo dentro de cada uma.

      Para ajudar o objeto a afundar fizemos a seta vazada diminuindo a superfície de contato.

      Para Marcelo a formulação do produto serviu para mostrar que não se deve encarar as dificuldades como problemas, mas como oportunidades de superação.

      Já para Marcela o aprendizado foi voltado principalmente para a adaptação do produto a nós mesmos e ao ambiente trabalhado.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AB
Professores:
Ana Maria Branco e Carlos André Cortes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version