Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Brincando Com o Tempo

Equipe:

André Favre Galvão - decogalvao@hotmail.com Soraya Zagaglia de Oliveira - so_zag@hotmail.com

 

Grupo Social:

Simone Mendonça Ramos Maciel

Creche Escola Ativa Idade

Rua Engenheiro Marques Porto nº 86 CEP: 22261150

 

            O local escolhido para a realização do projeto foi a Creche Escola Ativa Idade.

            O horário de funcionamento é integral e as turmas são divididas pelas idades das crianças, atendendo desde bebês de poucos meses até crianças de seis anos. O ambiente é alegre e vivo.

            Nossa intercessora foi a professora Simone, que é responsável pela turma composta por crianças de 2 a 3 anos e os acompanha em todas as atividades e está quase sempre acompanhada de algumas estagiárias de pedagogia.

            A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Simone reconhecemos como objetivo para o projeto : "O mundo do tempo é alegre e diferente"

            Um exemplo a história sobre o que acontece no dia de um menino ao acordar até a hora de dormir. Essa atividade engloba a idéia de tempo.

            Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor concluímos que o partido adotado seria usar a relação do tempo com o cotidiano das crianças.

            Construímos um relógio de tecido de algodão amarelo e espuma e um suporte de imagens com desenhos com as variações do tempo que ficam expostos e são modificados pela movimentação da mão da professora em ralação à força da gravidade.

            O que é fazer projeto

            André: Fazer projeto pra mim foi encarar barreiras e dedicar meu tempo ao conhecimento do cotidiano da creche, para adicionar um objeto q melhorasse de alguma forma seu trabalho.Além de me dar mais responsabilidade, confiança no que faço e me dar a certeza de que estou na carreira certa.

            Soraya: Fazer projeto é uma experiência incrível e nova, pois permite a troca de conhecimentos entre dois mundos diferentes além de ser um preparo para o que vamos presenciar no mercado de trabalho. Aprendi que é importante analisar, entender e respeitar as necessidades dos outros, pois só assim faremos um trabalho útil.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version