Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Brincando de borbulhas com o tubarão

Equipe:

Marcelo Canto Teixeira - m_canto@hotmail.com Maria Clara Gavilan - claranit@hotmail.com

 

Grupo Social:

Isabel B.H.Oliveira

Academia Nado Livre

Rua presidente Roosevelt, 400, São Francisco, Niterói/RJ CEP: 24330-120

 

      Fizemos o projeto no Nado Livre, uma academia, com a intercessora Isabela B.H. Oliveira, que é professora de natação nesse local. A intercessora dá aula de natação para crianças na facha etária de 4 a 6 anos, sempre lecionando através de brincadeiras e com muito carinho. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Isabela B.H. Oliveira, reconhecemos como objetivo para o projeto: " Brincando de borbulha tubarão ganha um beijo."

      Um exemplo que tem relação com a frase escolhida é que durante as aulas Isabela sempre faz com que as crianças associem nadar com brincar, falando para nadarem como uma sereia ou o homem-aranha. Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor identificamos sua intenção de ter um objeto com o qual seus alunos pudessem passar por dentro, puxar e bater. Como projeto final foi feito uma boca de tubarão, para que os alunos passassem por dentro e quatro tubarõesinhos para que pudessem bater e carregá-los pela piscina. A boca foi feita com uma armação de arame revestido de conduite, formando assim um arco. Esse arco recebeu dentes de E.V.A colados com cola de contatos e em cada um desses dentes colocado um ilhoses por onde passa uma corda para dar mais firmeza aos dentes. Os tubarõesinhos tiveram a sua armação feita de E.V.A recheado com macarrão de piscina picado. Após esse processo foram revestidos por uma "roupa" de lycra branca na qual, na barbatana, foi costurada uma corda elástica que em sua outra extremidade carregava um strep feito de corda de mochila e velcro.

     Maria Clara: O projeto me fez aprender a cumprir prazos, buscar diferentes alternativas, nunca me satisfazendo com a primeira.

      Marcelo: Aprendi com o projeto a ser perseverante, autônomo e a lidar com problemas inesperados.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AB
Professores:
Ana Maria Branco e Carlos André Cortes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version