Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Encontro com o equilíbrio

Equipe:

Patrícia Freire Martins - tuchafreire@gmail.com

Ricardo Hoerde Porto - newbardo@gmail.com

 

Grupo social:

Marcelo Antunes

Barra Garden

Avenida das Américas, 3255 - Praça de Alimentação (Barra Garden) Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

CEP.: 22640-00

 

          Projeto realizado graças ao acompanhamento das aulas de Tai Chi Chuan no Barra Garden com o Professor Marcelo Antunes. A aula da arte marcial trabalha com pessoas de todas as idades buscando o equilíbrio destas através de exercícios que envolvem concentração.

          A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Marcelo, reconhecemos como objetivo para o projeto : "Tai Chi Chuan trabalha o encontro de todos com o equilíbrio."

           Um dos exercícios realizados nas aulas exigia que os alunos se concentrassem e fizessem movimentos, no qual há de se equilibrar todo o peso de seu corpo em uma só perna enquanto suas mãos fazem movimentos que partem da imaginação de um globo.

           Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor identificamos sua intenção de trabalhar a questão do equilíbrio, a partir do equilíbrio físico.

           A partir dessas conclusões, desenvolvemos 15 bambus de diâmetro aproximado 11cm, variando regularmente de 2 em 2cm cujas alturas eram de 2 a 30 cm de altura.

           Os bambus seriam utilizados para realizar dois exercícios. O primeiro consiste em equilibrar-se nos bambus e andar sobre eles; o segundo é utilizar os quadrados, cujos vértices são representados pelos bambus, como "campo" de realização do exercício conhecido como 9 quadrados, onde não se pode deixar o bambu cair.

           Para que não houvesse risco de queda, foram aplicadas borrachas na parte inferior de cada um dos bambus.

           Na opinião da Patrícia, fazer o projeto foi muito importante, pois foi bastante surpreendente ver que, mesmo surgido ao acaso, o projeto tornou-se viável.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AB
Professora: Ana Branco

Professores auxiliares: Luis Vicente Barros e Renata Mattos

 

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version