Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Figuras que Afundam e Geram Evolução

Equipe:

Antonia Adnet - antoniaadnet@globo.com

Paola Victoria Medeiros - vitz182@hotmail.com

Grupo Social:

André Iorio Rodrigues, professor de natação

Aula de Natação para Crianças

Rua Marquês de São Vicente, 351 - Gávea CEP 22451-040

 

            O local escolhido para a realização do projeto foi uma aula de natação para crianças em um condomínio da Gávea. O responsável é o professor André Iorio Rodrigues, formado em Educação Física. Existem duas turmas fazendo as aulas; uma para crianças de 5 a 6 anos e outra para crianças de 7 a 9 anos. Começamos acompanhando a turma mais velha, mas no final já estávamos acompanhando as duas.

            A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de André Rodrigues, reconhecemos como objetivo para o projeto: "Dedicação, prática e concentração geram evolução na água".

            O professor estava sempre tentando manter a concentração das crianças, fazendo atividades importantes porém divertidas, como jogar arcos coloridos no fundo da piscina para os alunos buscarem.

            Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor, identificamos sua intenção de manter a concentração das crianças de maneira divertida, aproveitando ao máximo seu rendimento.

            O objeto final são as figuras para o fundo da piscina, por serem mais didáticas e trabalharem o lúdico. São dez animais feitos de borracha EVA com cores diversas e números diferentes em cada um. Dentro das camadas de EVA foram usados chumbinhos para fazer com que eles afundem. Por causa do tamanho desses números, eles só podem ser identificados quando a criança está com a cabeça dentro d'água, posição correta durante o nado. Isso foi pensado porque a tendência delas é deixar a cabeça fora d'água, o que prejudica a evolução.

            Os animais são usados em linha no fundo da piscina para os alunos nadarem e depois responderem a perguntas feitas pelo professor sobre números e cores. E também podem servir para os alunos buscarem no fundo da piscina o número pedido pelo professor.

            Antonia: Fazendo projeto, você aprende a se organizar melhor, a ser mais disciplinado e persistente. Tudo é uma surpresa, tudo pode mudar, se transformar e virar ao contrário do que você estava pensando e planejando. O mais importante é abrir a cabeça e produzir o máximo possível, da melhor maneira possível.

            Paola: Fazer projeto é estar envolvido por inteiro em um trabalho que é, ao mesmo tempo, individual e em conjunto. É agir sempre com dedicação e humildade para reconhecer que nem sempre as idéias que parecem ser melhores são as que dão os resultados mais satisfatórios. É colher o máximo de informações possível para obter um produto final que seja útil e que represente todo o esforço depositado ao longo do trabalho.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AB
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version