Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Jogando com bola e o amor dos amigos

Equipe:

Tiago Carvalho - tiagocp2@hotmail.com

 

Grupo Social:

Professora Ana Lúcia Coutinho

Dispensário Santa Terezinha

Rua General Rabelo, 9 Gávea - Rio de Janeiro CEP: 22451-010 Tel.: 2274-3598

 

Trabalhei no Dispensário Santa Terezinha com a professora Ana Lúcia Coutinho que dá aula para a turma do maternal. Essa Instituição dá aula para crianças desde o maternal até a quarta série do ensino fundamental. A turma de maternal na qual Ana Lúcia dava aula era composta por 44 alunos, entre meninos e meninas. Lá acompanhei variadas atividades recreativas e educativas. A professora costumava organizar brincadeiras em grupo do tipo pique-pega para estimular o convívio social e o espírito de grupo. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Ana Lúcia reconhecemos como objetivo para o projeto : "O papel do amigo é cumprido com amor."

Ana Lúcia fazia várias atividades que tinham a ver com o objetivo para o projeto como a chamada diária em que ela perguntava aos alunos sentados em roda no chão quem havia faltado, e as crianças lembravam do amigo que estava ausente naquele dia.

Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor identificamos sua intenção de utilizar algo que estimulasse a distinção das crianças em relação ao gênero masculino e feminino e que as diferenciasse individualmente e que também fosse tridimensional para que elas pudessem pegar. Portanto o objeto final foi um par de bolas de vinil, uma para os meninos e outra para as meninas. Em cada uma das bolas foram feitos desenhos de todos os alunos da turma, separados por gênero pelas duas bolas. Serviu para as crianças reconhecerem os amigos através do desenho e interagirem entre toda a turma através do jogo de bola.

Fazer projeto serviu para aprender mais sobre a profissão da Ana Lúcia. Percebi que mesmo para dar aula para o maternal há todo um planejamento estudado para saber o que uma criança de dois anos de idade está ou não apta a fazer.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version