Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Meia Lua Flexível

Equipe:

Camilla Monteiro Waissmann - Cami_shnat@hotmail.com Rafael Landes - Landes2004@pop.com.br

 

Grupo Social:

Professor Marcio Henrique de Oliveira Barbosa, o "Cocoroca"

Academia Júlio Veloso

r. das laranjeiras 536 laranjeiras-rio de janeiro, tel: 2285 2845

 

Trabalhamos, inicialmente, na Academia Júlio Veloso, com o professor Márcio Henrique, conhecido como Cocoroca. Assistimos as aulas de capoeira do professor, que treina desde iniciantes até alunos mais experientes. Durante as aulas, o Cocoroca faz um aquecimento corporal, um treino com golpes diferentes e finaliza com uma roda de capoeira para que os alunos possam treinar na prática.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Márcio Henrique, Cocoroca, reconhecemos como objetivo para o projeto: "Jogar com disciplina e atenção deixa o corpo mais flexível".

Durante as aulas, o Cocoroca utiliza os cones para atingir a altura necessária dos movimentos, despertando a atenção dos alunos, além disso, trabalha a flexibilidade corporal.

Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor, identificamos sua intenção de delimitar o movimento dos golpes do início ao fim.

Como projeto final, foi criado um objeto que tem a função de obstáculo. O objeto é feito de isolante térmico, conduíte, arame, canos de PVC, "joelhos", e tecido de lycra vermelho. O objeto serve para crianças até os 8 anos( frequentamos as aulas que o Cocoroca da para crianças em um colégio), tem a função de dificultar o exercício de forma que haja um maior trabalho dos músculos e também para que as crianças possam fazer os movimentos de uma maneira mais correta.

Para mim, Camilla, o projeto foi essencial para o meu ingresso na faculdade, para que pudesse abrir a cabeça para coisas novas. Também foi muito importante tanto pelo trabalho em conjunto com a dupla quanto para o auto-conhecimento. A paciência e saber escutar foram as maiores dificuldades que consegui superar.

Para mim, Rafael, fazer projeto foi um processo longo e trabalhoso, onde apenas no meio do caminho fui descobrindo o verdadeiro valor de tudo aquilo. O que tiro demais importante nisso, é que muitas vezes é necessário saber ouvir e ter a mente aberta para novas idéias.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version