Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Sapatilha para Tai Chi Chuan

Equipe:

Mariana Amaral Bahiense -mariana_bahiense@hotmail.com Giuliano Balsini da Fonseca - giubalsini@ig.com.br

 

Grupo social:

Daise Dias Sobrinho Thomé

Tai Chi Chuan na praça - A Arte do bem viver,

prefeitura do Rio.

Praça Roma - Jardim de Alah, Ipanema.

25805761 - jrut@globo.com

 

 

     O projeto foi realizado na praça Roma que fica no Jardim de Alah em Ipanema. Trabalhamos com a professora Daise Dias Sobrinho Thomé que dá aulas de Tai Chi Chuan para sessenta alunos de terça a sexta feira de 7:00 `as 9:00.

     As aulas são baseadas em uma série de movimentos sincronizados de pernas e braços que simulam uma luta.

      `A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Daise, formamos a frase que objetivou o nosso projeto: Taichi procura ponto de equilíbrio com concentração, coordenação motora e respiracão.

      A sequência de movimentos realizada durante a aula exige que os alunos estejam atentos aos detalhes, que tenham coordenação para reproduzir o que Daise faz, que tenham equilíbrio e que estejam respirando corretamente.

     Baseado nos experimentos que fisemos com Daise, pudemos perceber a sua vontade em ter uma sapatilha especial para a prática do Tai Chi Chuan.

      O material que mais agradou Daise para a construção de sua sapatilha foi o EVA. Isso porque esse material proporciona um grande conforto devido a sua maciez, aumenta a sensibilidade tátil devido a sua fina espessura e assim facilita o equilíbrio.

      Mariana:Esse projeto nos ensinou muito. Pudemos aprender com experimentações novas técnicas como a do vaccum forming, tivemos uma boa amostra de como é o trabalho de um design e mais que isso, aprendemos a perguntar e a achar respostas, dar boas soluções.

     Giuliano:Aprendemos a não ter medo de nos expor fazendo perguntas, a lidar com situações difíceis e a trabalhar em dupla.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version