Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Sinalização dos passos básicos no sapateado

Equipe:

Ana Helena T. M. da Fonseca - lelenatmf@yahoo.com.br Daniel Gutnik

 

Grupo Social:

Flávio Salles

Academia do Tap

Rua Visconde de Pirajá, 235 sala 101 Ipanema, Rio de Janeiro CEP: 22411-001 Tel: 22874090

 

     Trabalhamos na Academia do Tap em conjunto com o professor de sapateado Flávio Salles. Neste espaço funciona uma academia de dança especializada em sapateado norte-americano. Nosso intercessor, além de dar aulas de sapateado para turmas de diferentes níveis, dirige a academia Acompanhamos as aulas de sapateado dadas pelo nosso intercessor para as turmas de intermediário e básico.

      A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Flávio reconhecemos como objetivo para o projeto: "Colocar a dança nos pés cria ritmo com palmas".

      Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor identificamos sua intenção de criar uma representação gráfica dos passos do sapateado que tivesse função didática na aula.

      Como objeto final foi feito um fichário de cartões das representações gráficas dos passos básicos do sapateado e das definições escritas dos mesmos.  

   Os cartões foram todos impressos em papel 180gr, sendo as definições impressas em papel colorido, plastificados individualmente. O objeto está sendo usado para propostas de dinâmicas onde os alunos executam os passos e esclarecem suas dúvidas quanto ao conceito de cada um deles.

      Ana Helena concluiu que o maior aprendizado adquirido com experiência do projeto foi à descoberta de nossa capacidade criativa e construtiva, aprendendo a aproveitar tudo que dispúnhamos dentro dos limites de nossas realidades.

     Para Daniel, o projeto foi uma experiência única, uma nova e curiosa forma de aprender a desenvolver algo a partir de uma pequena idéia inicial.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AB
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version

portuguese version