Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Abraço de pano que convida para o afeto e a confiança

Equipe:

Camilla Silva Pires - millinhapires@gmail.com

Tiago Martins - martinscoroinha@hotmail.com

Grupo Social:

Professora Antônia Andrade

Instituto Silvia Cerqueira de Paula

Rua Cornélio de Barros, 8 Botafogo - Rio de Janeiro

            O projeto foi realizado no Instituto Silvia Cerqueira de Paula que tem sociedade com a Creche Lua Solidária. A intercessora que nos ajudou no projeto foi a professora Antônia Andrade, que tem como função organizar o lugar e cuidar da educação das crianças, tendo contato diário com elas. Na creche o contato com as crianças é o mais importante. Os voluntários sempre estão presentes ajudando como podem as crianças. Lá elas recebem também o cuidado de uma psicóloga.

            A intercessora Antônia sempre brincava com as crianças de um modo onde elas nunca brincavam sozinhas, nas brincadeiras sempre tinham que haver um contato entre elas. A confiança no outro era um ponto importante.

            A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Antônia conhecemos como tema para o projeto: "O afeto é um convite para a confiança".

            As atividades realizadas pela intercessora sempre tinham muito a ver com a frase, uma vez que ela trabalhava o contato entre as crianças de um modo carinhoso e cuidadoso. Toda hora Antônia estava atenta as crianças que sempre lhe pediam um abraço ou apenas a mão para poder segurar.

            A partir de tudo que foi visto, surgiram as idéias de fazer um coração que abraçasse muitas crianças ao mesmo tempo, de fazer diferentes tipos e tamanhos de corações e fazer também dois bonecos que se grudavam pelas mãos como estivessem se abraçando. Todas essas idéias foram feitas e testadas com base no carinho e na confiança que move a creche, não estava em mente fazer algo didático. Entre as idéias testadas a que mais chamou a atenção foi o coração e os bonecos. Com isso juntamos ambos.

            O projeto final foi um coração com imensos braços onde se podem colocar bonecos. No meio do coração existe um bolso onde se colocam as roupas dos bonecos que as crianças podem vestir da maneira que quiserem.

            O projeto foi feito todo em tecido de algodão para não dar alergia e sem peças pequenas, para não serem engolidas. Os rostos dos bonecos foram feitos com cola colorida para tecido para não ter problema de soltar com o tempo. O projeto está sendo usado para a brincadeira em conjunto das crianças, onde elas podem ser da cor que elas quiserem e se vestir como quiserem, pois elas sempre estarão dentro do coração. Ele está sendo usado para representar um enorme abraço que consegue segurar todos, sem excluir nenhum.

            Essa experiência serviu para vermos que tudo gira em torna da confiança e do afeto entre as pessoas.

            Agradeço ao Tiago pelo fato de ter tido paciência comigo durante o projeto, gerando em mim a vontade de continuar. E agradeço a ele também pelo fato de se deslocar de tão longe para fazer o projeto comigo, gerando em mim o espírito de perseverança.

            Agradeço a Camilla pelo fato de sua aceitação quanto a alguns atrasos, e sempre exigir que eu chagasse no horário, gerando em mim maior confiança nela e maior responsabilidade.

            Eu, Tiago, aprendi que há todo um processo antes de qualquer projeto, antes de qualquer trabalho a ser feito. Tem é que se experimentar e se fazer várias tentativas para, ai sim, vir uma idéia concreta.

            Eu, Camilla, aprendi o quanto e preciso ter confiança nos outros, já que esse foi um dos mais importantes aprendizados desse trabalho

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AE e 1AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version