Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Apoio para armas que ensinam harmonia

Equipe:

Guilherme Gatis Maueler - gmaueler@globo.com

Maria Eduarda Almeida - coconutchanel@gmail.com

Grupo Social:

Sensei Gilberto Bicalho

Clube Novo Leblon - curso de ki-akidô

Clube do Condomínio Novo Leblon - Av. das Américas, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro RJ

            Nosso projeto foi realizado no centro desportivo do condomínio Novo Leblon, na Barra, com o professor Gilberto Bicalho. Ele é sensei e dá aulas de ki-aikidô. Acompanhamos durante um semestre as aulas, onde foram realizados alongamentos e exercícios que estimulam a confiança, além do uso das armas, sempre em duplas. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Gilberto, reconhecemos pelo tema para o projeto: "ensinar a harmonia é a arte de centralizar o caminho".

Podemos observar esse conceito através do próprio ensinamento de uso das espadas, onde os movimentos são copiados e devem ser feitos com leveza e tranqüilidade. As armas são de uso comum a todos, ou seja, é necessário cuidado com o que é do outro, pois é seu também. Construímos um "rack" para os "bokkens" e os "bos" em tecido de veludo preto com argolas do mesmo material para receber as armas com o símbolo oriental da "harmonia" impresso em branco no veludo. Suportes de bambu sustentam o quadro aberto .O "rack" está pendurado como um quadro na parede da sala. Quem utilizou por último deve deixar lá e fazer uma reverência, em sinal de respeito. Tornou-se um ritual proposto pelo próprio Gilberto, que valoriza muito a disciplina dos alunos, pois devotou sua vida inteira ao ki-aikidô. Essa experiência serviu para valorizar o trabalho do outro. São situações do cotidiano adulto que estamos nos inserindo agora. Assumimos compromissos que rompem com os que vivemos na escola.

Maria Eduarda: Pode-se dizer que foi a inauguração de um período totalmente novo em nossas vidas. Foi um trabalho árduo, cansativo e quisemos muitas vezes desistir, porém tínhamos um compromisso com nossos professores, com o sensei e com nós mesmos.

Guilherme: Posso afirmar com certeza que o próprio conceito da palavra "projeto" mudou completamente para mim após este trabalho. Passei a entender melhor o que é fazer projeto.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA e 1AE
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version