Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

"Aprenda com cuidado, mas não sozinho."

Equipe:

Clara de O. Veiga - clarinhaveiga@hotmail.com

Conrado Mey Carmo Pinto de Oliveira - conradomey@hotmail.com

Grupo Social:

Professora Lilian

Andrews Baby

Av. Jardim Botanico, 4270

            O projeto foi feito com a professora Lilian na creche Andrews Baby no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A creche trabalhava com crianças de 4 a 7 anos em tempo integral para muitas delas e através de atividades ligadas desde a musica ate educação fisica torna a estadia mais agradável e o ensino mais facilitado para as crianças.

            Atividades como pintar e colorir são muito valorizadas pela professora pois envolve criatividade, imaginação e liberdade por parte das crianças, e em uma de nossas visitas podemos presenciar a alegria e a confraternização entre a Lilian e seus alunos.

            A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Lilian reconhecemos como tema para o projeto : " Aprenda com cuidado, mas não sozinho ".

            Outra atividade que presenciamos foi a separação da turma em 2 grupos e pediu que cada grupo criasse alguma forma e dissesse o que era. A Lílian disse, inclusive, que ela escolheu essa frase pois ela trabalha muito com os alunos a questão de um ajudar o outro, assim eles aprendem em grupo por isso a relação da frase com as atividades na creche de experimentos realizados e opiniões concordamos com a professora Lilian de fazer algo englobando o mundo das palavras com suas determinadas figuras para que as crianças pudessem associar brincando e aprendendo ja que muitas escreviam porem nem todas.

            Concluímos que as vogais por terem papel importante no aprendizado dos mais jovens seria o nosso alvo e usaríamos palavras com inicias vogais e o ideal seria fazer um mural que pudéssemos juntar as palavras com suas figuras representando sua vogal inicial.

            O projeto final foi feito da seguinte forma : um pano laranja foi estendido para o fundo, em sua frente ha um bolso costurado de pano amarelo e em cima do bolso esta costurado em feutro vermelho a vogal, as palavras, 5 para cada vogal, e as figuras, todas bem animadas, representando cada palavra são plastificadas.

            O projeto final esta sendo usado como um jogo de aprendizagem em que as crianças tem de saber onde colocar as palavras dentro de seus bolsos correspondidos pela vogal inicial e associar as figuras.

            Para minha experiência foi interessante realizar este projeto pois eu nunca havia trabalhado em dupla então jamais soube o que e ser responsável por mim e por mais uma pessoa que graças a Deus me ajudou muito.

            Eu agradeço a Clara por me ajudar muito nas horas dificies que gerou em mim maior vontade de realizar o projeto ate o fim. Agradeço a Clara por ter criado um vinculo de amizade sem nem me conhecer direito que gerou em mim maior carinho por ela.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AE e 1AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version