Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Aquecimento do corpo evita a dor

Equipe:

Pedro Henrique Magalhães Chagas - pedrobadah@hotmail.com

Verônica Pimentel - ve_pimentel@yahool.com.br

 

Grupo Social:

Rafael Leon

Academia Phix de pilates

Rua Dias Ferreira, 247 sobrado, Leblon - Rio de janeiro

            O projeto foi realizado na academia Phix no Leblon, juntamente com o professor e instrutor de pilates Rafael Leon. Na academia ocorrem aulas de pilates, o professor Rafael é responsável por ensinar a técnica do pilates aos seus alunos. Uma atividade realizada na academia é feita com um rolo de espuma densa onde o aluno deita em cima desse rolo e faz abdominais sobre ele.

            A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Rafael reconhecemos como tema para o projeto "Aquecimento do corpo evita a dor".

            Uma atividade relacionada com a frase é o alongamento e aquecimento da coluna vertebral utilizando uma grande bola inflada com ar, onde o aluno se deita com a coluna sobre a bola e faz movimentos circulares. As idéias testadas foram as seguintes: um travesseiro feito de espuma a garrafa de plástico, um elástico feito com câmara de bicicleta e uma pelúcia em cada ponta para contato com a pele, duas garrafas cheias de areia, um outro elástico de câmara de ar menor com as pontas amarradas, um rolo feito de lata, um elástico feito de tecido(malha), um elástico feito com câmara de ar com um tecido enrolado, um rolo com cordas, uma barra feita com cabo de vassoura e uma bola. Após a experimentação ficou evidente que o projeto seria focado nas formas elásticas por causarem maior interferência na musculatura.

            Como projeto final foi feito um rolo com um metro de altura e quinze centímetros de largura com garrote fixado em uma das pontas e preso dos dois lados do rolo. O material usado foi um tubo de pvc de um metro de altura por quinze centímetros de largura, uma folha de espuma emborrachada que foi colada no tubo, uma folha de tecido mandarim costurado como capa e dois metros de garrote preso no tubo através de dois furos no mesmo, um furo de cada lado.

            O projeto esta sendo usado da seguinte forma: o aluno deita o corpo sobre o rolo e utiliza a tensão do elástico para exercitar diferentes partes do corpo.

            Agradeço ao Pedro, por demonstrar um grade interesse no projeto, gerando em mim maior dedicação.

            Agradeço a Verônica, por ser madura e responsável, gerando em mim maturidade para resolver os problemas.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AE e 1AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version