Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Brincando de amarrar o tênis

Equipe:

Bruno Trigueiro - btrigueiro@gmail.com

Marcela Luz - celaluz@gmail.com

Grupo Social:

Eliane Alves Antunes

Creche Atchim

Rua Prof Saldanha 150 Jardim Botânico - Rio de Janeiro CEP: 22461-220

            Durante o segundo semestre de 2005, desenvolvemos esse projeto na Creche Atchim, onde a professora Eliane Antunes tem uma turma de crianças de três a seis anos de idade.

            Ao longo do semestre pudemos acompanhar diversas atividades como recreação, aula de informática e horário de almoço. Ao assistir essas atividades ficamos atentos e a partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da professora Eliane reconhecemos como tema para o projeto: "Apertando o tênis falei: -Agonia!". Essa frase se relaciona com o dia-a-dia da professora, já que a mesma é interrompida frequentemente por seus alunos para que seus cadarços sejam amarrados, o que, de acordo com suas próprias palavras, lhe tras agonia.

            Fizemos uma série de iscas utilizando sucata e delas foram selecionadas duas para dar continuidade ao projeto, uma caixa de suco furada e atravessada por um cadarço em forma de tênis e uma folha com caras de agonia. Essas duas ideias foram unidas numa única, e criamos um objeto, feito principalmente de madeira e lona, para que crianças aprendam a amarrar seus cadarços com a ajuda da professora. De acordo com a performance elas recebem diferentes "caras". O produto está sendo usado exatamente como foi planejado.

            Essa experiência de projeto serviu principalmente para quebrar vários preconceitos, nos permitindo ver e pensar de forma mais livre.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version