Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Marcando os dias de treino

Equipe:

Daniela Timm

Pedro Castellões

 

Grupo Social:

Professor Paulo Perrota

Condomínio Novo Leblon

Rua Oscar Valdetaro, 55. Barra da Tijuca, Rio de Janeiro CEP: 22793-670 Tel: 2438-0515

            O projeto foi realizado no clube do Condomínio Novo Leblon na Barra da Tijuca com o professor de jiu jitsu Paulo Perrota. O professor Paulo instrui seus alunos nas mais diversas técnicas dessa arte que são exaustivamente treinadas em duplas que se alternam.

            Os golpes de finalização, defesa e queda praticados, são observados e corrigidos quando necessário.

            As aulas começam com uma corrida de aquecimento, seguem com demonstrações de golpes que serão treinados naquele dia e, assim, duplas são formadas entre os alunos, enquanto o professor os orienta.

            A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular do professor Paulo, reconhecemos como tema para o projeto: "Jiu Jitsu é Arte; dia, manhã, noite, anos de treino é lógico que acontece".

            As longas horas de treino muitas vezes têm como finalidade os campeonatos regionais, interestaduais ou, até mesmo, federais. Estes alunos treinam de manhã e de noite em todos os dias de aula a fim de estarem aptos a mostrar sua arte no tatame.

            Construímos um quadro em lona com os dias e horários de treino impressos. Com a superfície plastificada permite registrar com caneta pilot os dias de treino individualmente. Está sendo usado nas aulas para marcar os dias de treino no chão, em pé, especial e avisos aos alunos.

            Achamos muito interessante a experiência como estagiários, pois aprendemos a dar valor ao nosso tempo livre e a lidar com apresentações e prazos de entrega.

            Com o projeto, amadurecemos e aprendemos a tomar melhor conta das nossas responsabilidades e horários.

            Daniela: Agradeço ao Pedro por estar se dedicando ao projeto e mostrando que em dupla, se torna mais fácil a interação com as aulas, o projeto e as pessoas.

            Pedro: Agradeço a minha dupla Daniela por ser tão compreensível e atenta nas datas do projeto, isso gerou em mim um sentimento de segurança.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AE e 1AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version