Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Placar de Futebol de Areia

Equipe:

Stephanie Marie Eua s_marie@ig.com.br

Victor José A. M. Ferreira byvictorjose@hotmail.com

Grupo Social:

Professor Paulo Pereira

Escola de Futebol Paulinho Pereira

Praia do Leblon, posto 11, Leblon

            Nosso projeto foi realizado na escolinha de Futebol de areia Paulinho Pereira, na paia do Leblon (posto11), com o professor Paulo. Ele é o professor e dá aulas de futebol de areia para crianças. Acompanhamos durante um semestre as aulas, onde foram realizados alongamentos e exercícios que ajudam as crianças no controle da bola no futebol, e no final de cada aula sempre acontece um jogo para botar em prática tudo que as crianças aprenderam ao longo das aulas.

            A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular do professor Paulo, reconhecemos pelo tema para o projeto: "A Bola leve faz ponto para o time".

            Podemos observar esse conceito através das aulas dele onde que o objetivo do futebol é o gol. E a leveza estaria no produto ser prático. Foram desenvolvidos objetos para ajudar nos exercícios de controle da bola, para ajudar nos jogos de futebol, nas marcações do campo e do gol, objetos para suportar o calor e na definição do jogo. O professor utilizou apenas o que ajudaria ele com as crianças. Como ele precisava de um objeto que motivasse as crianças no jogo e que atraísse olhares de fora para assistirem ao jogo decidimos focar o projeto aí. Notamos um entusiasmo da parte de Paulo nesse certo ponto. O gol é o objetivo do futebol, como todos sabem. E tendo em vista que eles marcam quantos gols foram feitos na partida na cabeça. E as crianças teriam que ter alguma coisa que os motivasse. Com tudo isso em vista desenvolve um placar de futebol de areia.

            Como esse placar é para ser usado na praia tivemos que desenvolver um placar que resista ao clima, e que seja bastante prático. No início o placar seria feito de um tecido sintético, que seria fácil de secar caso molhasse. O professor tinha gostado muito dessa alternativa, mas resolvemos levantar alguns estudos a mais. Desses estudos, descobrimos que um placar feito de plástico seria muito melhor para o local, pois era muito mais fácil de secar, muito mais prático e resistiria muito mais ao tempo. A primeira tentativa para o produto final, a base tinha dois tubos de a.v.a. e era montado em formato de "T" e para marcar os gols fizemos dois blocos de números em folhas de papel de raio-X. Como a conclusão não foi muito boa, tivemos que arranjar um meio que o placar ficasse mais prático cortamos o tubo principal em dois, de modo que se encaixem e fizemos algumas melhoras nas finalizações.

            Corremos O placar fica cravado na areia a cada jogo, no término de cada jogo o professor Paulo desmonta-o todo, coloca na mochila dele e leva pra casa numa bicicleta. Essa experiência serviu para respeitar mais o trabalho do outro. Observamos dedicação e esforço e até mesmo com a ocasional falta de tempo e paciência do professor. São coisas da vida adulta que estamos aprendendo. Tomamos compromissos que quebrou com o que vivíamos na escola. Foi o início de um novo período em nossas vidas. Tivemos vontades de desistir várias vezes, principalmente no final do projeto, mas tínhamos combinado com o professor, e decidimos que ninguém nos veria derrotado depois de tudo que vivemos nesse trabalho.

            No fim , nós agradecemos a várias pessoas por esse projeto ter saído, mas principalmente ao Paulo que foi muito paciente com agente e aos nossos professores, que sem eles não teríamos amadurecidos dessa forma.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AE e 1AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version