Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

"Respeito, atenção, organização e concentração ajudam na luta''

Equipe:

Julia

Anderson

Grupo Social:

professor Marcio Pimentel

Marina Barra Clube

Barra da Tijuca

            O projeto aconteceu no Marina Barra Clube. Nesse projeto obtivemos a ajuda do professor Marcio Pimentel cuja função é dar aula de judô para crianças de faixa etárias de quatro a oito anos.

          Uma de suas varias atividades, é a reverencia que o professor faz junto com as crianças no começo e no fim da aula diante de um quadro pendurado na parede com a foto do mestre Jigoro Kano que trouxe o judô para o Brasil. A parti do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Marcio Pimentel reconhecemos como tema para o projeto: '' respeito, atenção, organização e concentração ajudam na luta''. Esta frase esta representada em quase todas as suas atividades, umas delas e as formações que as crianças realizam antes de começar qualquer exercício, como exemplo: a formação em fila perante a parede e também a formação em dupla no centro tatame, outra é o respeito que o professor empoe aos alunos.

          O projeto teve como idéia inicial os últimos 10 minutos livres no fim de todas as aulas, onde sempre acontecia à mesma brincadeira que era o pique e pega. A partir dos experimentos realizados e avaliados pelo Marcio, percebemos que a intenção dele é de trabalhar a coordenação motora das crianças através de marcações para os exercícios e brincadeiras.

          O projeto final foi à criação de nove setas do mesmo tamanho onde cada uma simboliza um a faixa do judô, com elas o professor pode usá-las como marcação e também como aprendizado com a graduação das faixas, de uma bolsa que tem como função comporta os materiais do projeto e quando dobrado vira um recipiente, onde ele pode fazer uma brincadeira junto com a bola e de dez bolas pequenas que foram compradas para que auxiliem os alunos a fazerem o exercício corretamente e que também é utilizada para varias brincadeiras. Os materiais utilizados para fabricação do projeto foram às setas em EVA, a bolsa com tecido de lona e as bolas de borracha.

          Agradecemos ao projeto por nos possibilitar o amadurecimento que ocorreu vendo tudo que se passava ao redor podendo em idéias para o nosso projeto o que gerou em mais alternativas, agradecemos também a Ana por nos mostra que o lixo de alguém pode se transforma eu uma utilidade que ajude ao próximo isso gerou mais observação a vários materiais.

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AE e 1AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version