Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Todos cooperando, compartilhando as conquistas com o amigão

Equipe:

Juliana Estrella - Juliana_estrella@hotmail.com

Fred Motta - fredmiscelania@hotmail.com

Grupo Social:

Professora Sandra Maria Novello

Escola Cata-Vento

Gávea

            Fizemos o projeto com a escola Cata-Vento na Gávea, para a professora Sandra, que dá aula para crianças especiais . Ela ensina a matemática, os folclores populares, geografia, português e historia em geral.

            Ela é uma professora completa e é como uma mãe que resgata o respeito e a solidariedade no ensino. Ela deseja sempre que seus alunos falem o obrigado, por favor,e sejam simpáticos. Acreditando sempre na união e cooperação entre eles. "Todos cooperando unidos, tendo idéias, criando livremente e respeitando as diferenças no mundo"

            Ela diz para eles dividirem as coisas, e tudo que ela dá para um, ela dá para os outros. Testamos a partir da frase iscas, e algumas foram escolhidas para serem aperfeiçoadas ou acrescentadas, até chegar ao produto final. Como o porta recadinhos e o amigo porta alguma coisa que foram sendo trabalhados para atender a aula.

            Aparecendo a idéia de colocarem materiais e pesquisas ao longo do desenvolvimento. Sendo então, elaborado como produto final, um porta coisas nomeado de amigo, que fol colocado na mesa, pendurado e dobrado quando guardado, tendo bolsos distribuídos nas laterais e um espaço central para colocarem as conquistas realizadas em aula. Já que foi usado pano para sua elaboração,facilitando seu uso Depois de entregar, verifiquei que houve certo entusiasmo com o centro do objeto e com o fato de ser um amigo porta coisas, realizando assim, o objetivo do objeto que é de aproximação e compartilhação de pesquisa e materiais.

            Juliana: Toda esta experiência por fim me serviu de motivo de uma maior observação das pessoas em suas palavras e em seus gestos. Alem disso, aprendi a ter muita paciência para conseguir que o projeto fosse feito.

            Fred: Essa experiência serviu para exercer a minha criatividade e minha interação com o meu proximo

Aprendi com o projeto:

a- importância de um trabalho em grupo, mesmo pequeno (2);

b- a ter mais entusiasmo por trabalhos voluntários;

c- a escutar e a observar;

d - exercer minha curiosidade;

e - interagir com o próximo...

            No início do projeto, agradecíamos a Sandra Maria Novello pelo seu carinho com que vinha cuidando de seus alunos, gerando em nós interesse pelo seu trabalho de grande sensibilidade com as crianças portadoras da síndrome mental.

            Segunda etapa do projeto( final) agradecemos à todos os alunos bem como a diretora Andreia pela forma carinhosa e respeitosa com que nos recebeu

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AE e 1AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version