Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

A bailarina com a música forma o espetáculo

Equipe:

Carlo Luciano carlojr@terra.com.br

Marcela Gonçalves macheinha@hotmail.com

Grupo Social:

Carolina Campos

Ballet Dalal Achcar

Rua dos Oitis nº 20 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ - Brasil

            O projeto foi realizado na escola de ballet Dalal Achcar, onde acontecem cursos de nível iniciante até profissionalizante, sendo realizado junto com a professora Carolina Campos. As aulas são ministradas para meninas de idade entre 7 e 8 anos para o aprendizado da dança e também para uma apresentação a ser realizada no final do ano. Nas aulas acontecem além do treino para a apresentação, o aprendizado de movimentos novos, tal como uma nova posição de dança.

            A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Carolina reconhecemos como tema para o projeto: "A bailarina com a música forma o espetáculo."

            Durante as aulas é fácil notar porque é necessário o conjunto da música com a bailarina para haver harmonia dos movimentos dela em relação ao que se escuta. Com base nos experimentos realizados e organizados pelo intercessor identificamos sua intenção de trabalhar com a marcação. Antes de concluir a construção do produto final, foram feitas experimentações tanto com formas (pés, "x", setas, bolas, losangos etc.), como com material, EVA ou cartolina. A partir dessas conclusões, desenvolvemos um produto: peças que serviriam como marcação feitas de EVA revestidas embaixo com antiderrapante nas formas de "X", pés, setas e misturas dessas três formas, podendo ser usadas em conjunto ou separadas.

            A experiência adquirida com o projeto é que por menor que pareça tudo precisa ser planejado e bem definido como é o caso da posição das bailarinas no palco do teatro. Nós agradecemos a Carolina pela preocupação durante todo o período do projeto para que tudo estivesse dentro das regras que gerou em nós uma satisfação e grande amizade por ela.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1 AE e 1AA
Professora: Ana Branco e Carlos André Côrtes

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version