Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Brincando de Contar

Equipe:

Leandro Augusto Melo – augusto.leandro@yahoo.com.br

Paula Sequeira – pollety_mc@hotmail.com

 

Grupo Social:

Solange Ribeiro

CEL – Centro Educacional da Lagoa - Unidade Barra da Tijuca

Rua Jornalista Henrique Cordeiro, 200. Barra da Tijuca. Rio de Janeiro

 

          O projeto foi desenvolvido por nós, juntamente com Solange Ribeiro, educadora do Centro Educacional da Lagoa - CEL, unidade Barra da Tijuca. O CEL atende crianças de várias idades, indo do pré-maternal ao pré-vestibular. No horário integral, no qual a Solange trabalha, além das atividades básicas (linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, educação física, inglês, informática e artes Visuais), desenvolvem-se, também, atividades complementares de Natação, Judô, Ginástica Rítmica, passeios, assistência médica, almoço com acompanhamento de nutricionista e instrução de etiqueta, procurando reforçar o ensinamento dado pela família quanto ao trato social. Uma das atividades que pudemos observar foi relacionada à Páscoa. As crianças tinham que fazer uma dobradura que era uma cenoura e colori-la. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Solange Ribeiro reconhecemos como tema para o projeto: “Vamos contar coelho”. Relacionada a essa frase, houve uma atividade em que as crianças recortaram fotos de ovos de páscoa, colando em conjuntos de um, dois e três ovos. Nossas idéias foram surgindo mais para a parte de numeral. Fizemos também números relacionados com letras, pois a intercessora trabalha muito com vogais (assunto de algumas atividades) e conjuntos. Após testarmos as iscas vimos que a forma de ensinar brincando satisfazia à intercessora. Ficou definido que o produto seria um jogo que pudesse ensinar vogais e contagem com números  e conjuntos. Na construção usamos madeira (MDF), cola Cascorez e tinta Coranil, para não fechar os poros da madeira. Na construção cortamos a madeira para fazer a divisão da caixa já comprada pronta. Depois colamos duas placas de madeira 20mm com Cascoreza. Após a secagem da cola, cortamos em cubos e lixamos as quinas para que nenhuma criança se machucasse. Com um dremel fizemos as letras e números e com uma furadeira, os conjuntos. Após esse processo, pintamos tudo utilizando estopa e Coranil. A Solange tirou cada cubo do tabuleiro e mostrava para as crianças a quantidade que tinha no conjunto e logo após, o numero correspondente. Quando chegou ao numero 10 entregou para as crianças que ficaram mexendo com curiosidade em cada cubo, passando a mão para “sentir” os números e conjuntos. Depois elas brincaram de jogo da memória com números e conjuntos. Essa experiência nos ensinou a nos entregarmos à experimentação, o que nutri a nossa criatividade. Agradeço a Solange por ter nos dado a oportunidade de ensinar e aprender, gerando em mim felicidade. Agradeço o Leandro por ter sido uma ótima dupla, não tendo tido nenhum tipo de conflito, gerando em mim alegria de ter um novo amigo. Agradeço a Paula por ter levado o projeto a serio e não perder o bom humor  em nenhuma hora, gerando em mim felicidade. Nós concordamos que essa experiência nos deu muito mais coragem de abrir novas portas, e a certeza de que esse caminho nos proporcionará bons projetos, que não há nada igual saber que um produto que você fez foi bem recebido... e nada paga a experiência que tivemos.

 

Disciplina:  ART 1031 – Projeto Básico I - Estágio

Turma: 1AA

Professores: Ana Maria Branco N. da Silva

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version