Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Brincando de Viver Seu Dia

 

Equipe:

Ana Luísa Canto – anacanto@gmail.com

 

Grupo Social:

Carmem Cardoso

Creche Patronato Operário da Gávea

Rua Lineu Paula Machado, 24 – Jardim Botânico – RJ

 

            O projeto foi realizado na Creche Patronato Operário da Gávea, que ensina crianças de 2 até 6 anos de idade, na turma da professora Carmem que tem crianças de 4 a 6 anos.

          Ao longo do semestre pude observar diversas atividades como a aula de matemática, aula de música, desenhar, pintar e contar histórias. Acompanhando essas aulas recolhi palavras e a partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Carmem reconheci como tema para o projeto: “É importante sentir e viver o seu dia”.

          Todas as atividades se relacionavam de algum modo com a frase, pois o que importava para a Carmem era se as crianças estavam felizes com o que estavam fazendo. Mas a atividade que ela mais se preocupava em fazer as crianças se divertirem era a aula de matemática, pois é uma aula que exige concentração e é cansativa. A partir dessa atividade fiz vários objetos que pudessem de alguma forma se relacionar com a matemática, até que cheguei ao jogo de tabuleiro, sugerido pela própria Carmem ao olhar os objetos prontos que mostrei a ela. Fiz um tabuleiro que tinha apenas o objetivo de chegar ao outro lado, um que tinha que reunir um conjunto de abelhas para chegar na colméia e outro que tinha que responder perguntas para avançar as casas.

            Através desses jogos criei meu projeto final que é um tabuleiro onde as crianças são as peças e à medida que andam vão se deparando com perguntas que as fazem avançar ou retornar casas, assim elas aprendem a contar e também outros conteúdos relacionados à aula.. As casas do jogo são almofadas com saquinhos nos lados para colocar a pergunta; foram feitas de tecido, recheadas de saco plástico e os saquinhos foram feitos com plástico cristal costurado no tecido.

 

 Essa experiência serviu para me mostrar o que é um projeto e como fazê-lo e me mostrar também que nada é impossível de se produzir, basta pesquisar e experimentar.  

            Agradeço à Carmem por ter me acompanhado com entusiasmo em todo o projeto, que gerou em mim mais calma para lidar com o que me parecia impossível.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version