Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Brinquedo que estimula a pergunta

Equipe:

Renata Sáfadi Machado - re_safadi@hotmail.com

Rodrigo Henrique Rosa Pinto Pinheiro - rodhenri@hotmail.com

Grupo Social:

Professora Cecília Torquato

Creche Santa Terezinha

Rua General Rabelo - Gávea - Rio de Janeiro

CEP: 22451-000   Tel.: 2274-3598

 

          Realizamos nosso projeto na creche santa Terezinha, localizada na Gávea, Rua General Rabelo, número 9. Nossa intercessora foi a professora do Jardim, Cecília Torquato.  Sua sala é um ambiente com grande quantidade de idéias e informações trocadas a todo o momento.

O trabalho desenvolvido pela professora Cecília possui dois objetivos mais importantes: A formação pessoal dos alunos, que começam a fazer escolhas sozinhos e o conhecimento do mundo ao redor, do próprio corpo, com coordenação, os sentidos, as vogais e os números. Observamos atividades como a que Cecília distribuía às crianças figuras para que pintassem usando lápis, desenvolvendo melhor coordenação. Também distribuía tampinhas para elas, que respondiam se possuíam “muito” ou “pouco” (noção de quantidade).

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Cecília reconhecemos como tema para o projeto: “ Quem falou essa pergunta inteligente?”

Uma atividade relacionada com a frase, foi a de mostrar aos alunos figuras geométricas e perguntar com que tais figuras se pareciam. As crianças expressavam diversas idéias e também faziam diversas perguntas.

A partir das perguntas das crianças , da observação das atividades em sala, dos objetivos de Cecília e das experimentações feitas, chegamos a conclusão de que o conceito a ser trabalhado seria baseado no APRENDIZADO das crianças e deveria captar seu INTERESSE, através do uso de MUITAS CORES E FORMAS.

                Dessa forma, como objeto final, construímos um cubo grande formado por oito pequenos cubos de madeira, forrados de tecido colorido e ligados entre si de maneira que o cubo grande pudesse se desdobrar revelando diversas faces e formas. Nas faces é possível trabalhar com números, vogais, objetos em relevo e com os desenhos que representam condições climáticas. Também é possível inserir figuras e desenhar com giz no objeto. Cecília o usa como auxílio durante as aulas e atividades.

 

               Renata: Fazer projeto é em primeiro lugar aprender a lidar com as emoções, desde a emoção inicial de não entender ou duvidar da dinâmica da aula, e de ter que superar a timidez, passando pelo sentimento de alegria ao entrarmos na vida de outras pessoas e convivermos com elas (inclusive a vontade que surge de fazer um projeto que realmente modifique a vida de tanta gente)...Depois que escolhemos nossa melhor idéia e começamos a por em prática surge um certo desespero, cansaço, achamos que não vai dar certo e que o tempo não vai dar..Mas no fim,encontramos uma enorme satisfação, orgulho. Estaremos pra sempre na vida de outras pessoas aprendemos a gostar e pessoas que nunca vamos conhecer... Os momentos bons e ruins, nos ensinam lições para a vida inteira, aprendemos correr atrás, a não desistir e também um pouco do mundo do processo de produção de um produto. São lições que levaremos para a vida.

               Agradeço ao Rodrigo por nunca ter deixado de cumprir sua parte e ter sido sempre compreensivo comigo gerando em mim confiança.

               Agradeço à Cecília por nunca ter duvidado do fato que nós sempre buscamos facilitar seu trabalho gerando em mim gratidão.

 

              Rodrigo: Fazer projeto antes de mais nada é experimentar até ninguém agüentar mais, pois desta forma estamos fazendo uma projeção do que será o objeto depois de pronto, tendo ele sucesso ou não. Ao iniciar o projeto, não me dei conta de que passaria por tantos obstáculos para chegar perto daquilo que imaginamos como perfeição. Porém nunca pensei em desistir, pois assim tudo o que nós havíamos planejado em mente iria simplesmente por água abaixo. Tenho muitas pessoas a agradecer, principalmente a intercessora, que participou de forma significativa no trabalho ao mostrar possíveis caminhos a seguirmos. Não tenho nem palavras para descrever meu sentimento quando vi o projeto pronto. Eu só disse a mim mesmo: “fiz parte disso”.

               Agradeço à prof. Cecília por ter sido muito atenciosa durante esse tempo o que gerou em mim tranqüilidade para prosseguir no projeto.

               Agradeço à Renata pelo fato de ter sido uma excelente companheira o que gerou em felicidade.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version