Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Construindo o cantinho para brincar com areia colorida

Equipe:

Felipe Gehrke – lipegehrke@hotmail.com

Thais Ferreira – thais_lol@hotmail.com

 

Grupo Social:

Tereza Maria Magalhães Santana

Creche Patronato Operário da Gávea

Av. Lineu de Paula Machado, 795 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro

CEP: 22470-040    Tel.: 2512-5529

 

        O nosso projeto foi desenvolvido na Creche Patronato Operário da Gávea, no Jardim Botânico, sob orientação da intercessora Teresa. Trabalhamos em uma turma com crianças de idade entre três e quatro anos. O principal foco das aulas durante o período observado era o ensino das cores, que foi aplicado por meio de pintura, colagem, desenhos, etc.

         Acompanhamos durante quatro aulas o relacionamento da Teresa com as crianças, e anotamos um montante de duzentas palavras recorrentes em seu discurso. A partir do conjunto de palavras que compunham o seu universo vocabular reconhecemos como tema para o projeto: “Brincar com areia e pedra agora no cantinho”.

         Percebemos com essa frase uma vontade da Teresa de utilizar elementos naturais, como pedra e areia, nas suas atividades. Pudemos ver esse desejo refletido em algumas práticas, por exemplo, um tapete de folhas secas que serviu como cenário de uma história e como objeto para estimular a percepção sensorial.

           Baseado nos resultados de alguns testes ficou definido que desenvolveríamos um cantinho que pudesse ser construído para que as crianças pudessem brincar com pedra e areia. Desta forma construímos um “caminho”, feito de tecido tricoline colorido que pudesse ser montado de várias formas através de conexões em velcro, garrafas pet cheias de pedra e areia coloridos e algumas imagens de animais em papel cartão. 

          Na experimentação final as garrafas foram evolvidas por um “módulo” do “caminho” e em cada uma delas foi colocada uma imagem. Elas foram dispostas ao longo do “caminho”, de forma que as crianças pudessem percorrer o trajeto imitando cada um dos animais representados.

O que é fazer projeto?

Para Felipe é aprender a trabalhar com diferentes pessoas, entender a necessidade que temos de pedir ajuda a alguém. Para Thais é aprender se deixar levar pelas idéias de outro como uma ferramenta.

     Agradeço à Teresa por sua paciência o que gerou em mim tranqüilidade para concluir o projeto

Agradeço ao Felipe por suas boas idéias o que gerou em mim expectativa em relação ao resultado final.

Agradeço a Thais pelo seu esforço ao longo do projeto o que gerou em mim tranqüilidade por saber que eu estava trabalhando com uma boa dupla

Agradeço a Teresa pela sua boa vontade o que gerou em mim confiança nela

 

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version