Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

“Mirador que Espera e Abraça”

 

Equipe:

Júlia Bueno Coelho - buenojulinha@hotmail.com

Eduardo Ribeiro - Duda.ribeiro@ig.com.br

Grupo Social:

Professor Fábio

Escola de vôlei do Betinho

Praia do Leblon, posto 11 - Rio de Janeiro

fdrumond@yahoo.com.br    Tel.: 25378935

 

          O projeto foi realizado com o intercessor Fábio, na Escola de Vôlei do Betinho. Lá são realizadas aulas de vôlei para alunos de diversas idades e Fábio é um dos professores do local.
Entre as atividades que Fábio realiza com muito bom humor, muitas risadas e brincadeiras, estão treinamentos de jogos, alongamentos, treinamentos para resistência física, treinamentos de jogadas, de levantamentos, recepção e ataque.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de (nome do intercessor) reconhecemos como tema para o projeto: “Espera, fala, segura e abraça!

Essa frase se relaciona com a maneira que Fábio trata seus alunos, sempre em um clima muito agradável, como amigos e não alunos. A frase esclareceu que as relações e os bons momentos que se sucedem em sua aula, não sãoconseqüências de seu jeito de ser. A frase demonstrou que a proximidade que tem com os alunos e a maneira que tem de levar sua aula, tornando-a um momento agradável, quase recreativo, é um objetivo dele e não só uma conseqüência.

A partir de uma experimentação de um bambu com uma borracha, que criamos com a finalidade de aumentar a resistência física dos alunos, achamos a função de um mirador. A partir de então começamos a nos focar nessa necessidade inconsciente de um mirador para uma aula de vôlei de praia. O objeto final foi feito com uma roda de alumínio, rede de nylon  e velcro. Ele se prende à trave, que segura a rede, e tem a finalidade das pessoas acertarem a bola dentro dele. Com uma altura regulável.

 

Júlia: O projeto foi muito importante como uma primeira experiência pois pela maneira como foi realizado, me senti em um trabalho profissional, o que me deu confiança e responsabilidade.

Agradeço ao Fábio por ter permitido e confiado no nosso projeto o que gerou em mim uma imensa satsfação de entregar a ele o projeto final, pronto.
Agradeço ao Duda, pela paciência e pelo companheirismo que teve comigo ao longo de todo o projeto, o que gerou em mim sentimento de realização com a minha dupla.

Eduardo: Projeto serviu para eu aprender sobre ritmo, tanto no trabalho tanto na vida.
Agradeço à Júlia por ter me ligado muito durante o semestre fazendo com que eu não perdesse o ritmo e não me desanimasse com o projeto
Agradeço ao Fábio por nos avisar dos eventos paralelos à aula, gerando confiança na nossa relação.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version