Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Valorizando Desenho, Entendendo Criança

 

Equipe:

Pedro Guimarães Lins Machado - Pedro1837@globo.com

Nina Paim - zazie_nina@hotmail.com

 

Grupo Social:

Maria Ivine

Creche Santa Teresinha,

Rua general Rabelo ,09 CEP.:22451-010 Tel.:25273331

 

         

          O projeto foi realizado na creche Santa Teresinha, na Gávea com a professora
Maria. Ivone.Através de brincadeiras, desenhos, histórias as crianças aprendem a ser
cidadãos.A professora é uma ponte entre eles e a sociedade. Uma das atividades observadas foi a criação e a apresentação de uma peça de teatro. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Maria Ivone reconhecemos como tema para o projeto: “Valorizar o desenho é entender a criança”.A professora acredita na comunicação com as crianças a partir das conversas surgidas sobre os desenhos que apresentam a cada dia.              Através deles contam de seu cotidiano e de suas descobertas. Construímos objeto que apoiado no chão permite que pequenos grupos possam desenhar em conjunto, incluindo o que estão vendo acontecer com o desenho do colega ao lado.Dois planos medindo 80cm por 65cm em madeira compensado de 15mm fixados por dobradiça, revestido em feltro com molduras e suportes elásticos para receber as canetas coloridas. A professora usa essa moldura como suporte para a cartolina que será desenhada pelos alunos.As crianças desenham em grupos de três ou quatro de cada lado da moldura, de forma induzida,isto é,com a influência de um objeto externo, ou de forma livre.A experiência de fazer o projeto foi de grande importância para o amadurecimento pessoal, pois conhecemos diferentes realidades e histórias de vida.
 

Nina: Agradeço ao Pedro pelo fato de dar boas idéias sobre o projeto gerando em mim entusiasmo para a conclusão do projeto.
Pedro: Agradeço a Nina pelo fato de ter me apresentado a creche Santa Teresinha gerando em mim vontade para iniciar o projeto.

 

Disciplina:  ART 1031 – Projeto Básico I - Estágio

Turma:  1AE e 1AA

Professores: Ana Maria Branco N. da Silva e Carlos André

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version