Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Criança Cheretinha vai Descobrir o Mundo

Equipe:

Bianca Zaltman Sadcovitz- zasi_eu@hotmail.com

 

 Grupo Social:

Solange Moura

Creche Escola Sarah Dawsey

Rua Barão da Torre, 107 Ipanema - Rio de Janeiro.

Tel.: (21) 2522 -3069

         

 

O projeto foi feito na Creche-Escola Sarah Dawsey, em Ipanema. Minha intercessora foi Solange Moura que da aula para o jardim II (crianças de 3, 4 anos). Durante o processo eu acompanhei algumas de suas aulas e o seu modo de trabalho.  A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Solange reconheci como tema para o projeto: “Criança cheretinha vai descobrir o mundo”. Para ensinar seus alunos Solange desenvolve uma série de atividades e jogos interativos que estimulam a sua curiosidade, além de atividades normais como pintar, colar, ver vídeo e passar o tempo livre no pátio.

O conceito definido como objetivo para o projeto foi o de fazer um saco surpresa contendo jogos relacionados ao programa anual da professora.

O objeto final ficou composto por um saco surpresa em tecido de cetim azul e vermelho, contendo 4 pranchas construídas em EVA, onde as figuras são encaixadas num cenário correspondente ao seu ambiente. Cada ambiente contem um conceito abordado pela professora em sala de aula: floresta, cidade, mar, higiene. As figuras que encaixam em cada prancha, foram pintados de cola colorida e tinta para tecido atóxico.

Fazer projeto foi pra mim em experiência muito importante e válida.

Ensinou-me que às vezes nós não controlamos as situações, e devemos nos deixar levar, mesmo sem saber para onde estamos indo. E isso foi o mais difícil, já que a maior parte do tempo eu quero saber o meu rumo.

Aprendi a partir do nada chegar a um objetivo, e que às vezes a mensagem, a vontade está subentendida e que devemos aprender a ler as entrelinhas.

Errar é natural e devemos aprender com os erros. Em todo esse processo são os erros que nos guiam e nos fazem chegar ao produto final.

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version