Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Dançando e Articulando

Equipe:

Marina Paiva de Siqueira – marinaps6887@hotmail.com

Leandro Gomes Novato – leandronovato@hotmail.com

 

 Grupo Social:

Júlio César Bottoni Silva

Escola de Dança Petite Danse

Rua Uruguai, 463 – Tijuca, Rio de Janeiro

         

O projeto foi feito na Escola de Dança Petite Danse acompanhando as aulas de street dance do Professor Júlio Bottoni Silva. Nessa instituição ocorrem cursos variados de dança, como dança do ventre, de salão, sapateado etc.

            O intercessor ensina movimentos e cria coreografias para as turmas com as quais trabalha. Num primeiro momento do curso, o professor Júlio dá uma noção corporal e de movimentos básica para, depois, num segundo momento, montar e ensaiar as coreografias.

            A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Júlio César Bonttoni Silva, reconhecemos como tema para o projeto: “Vamos galera, junta quatro depois quero diagonal.”

            O professor Júlio freqüentemente motiva seus alunos com a expressão "Vamos galera!" e, no ensaio das coreografias, sempre faz a primeira "passagem" com uma contagem de 1 a 8 para os alunos saberem o tempo de cada movimento. Por exemplo, numa coreografia feita em duplas, onde cada pessoa da dupla é o espelho da outra, os componentes movem-se em diagonais opostas num determinado momento.

            O conceito identificado foi o de que o produto deveria fazer menção à forma humana e ter ampla mobilidade, podendo estabelecer diversas diagonais, sendo esse o "Partido Adotado".

            O objeto final decorrente desse processo é um boneco articulado feito com esferas, garrote e outras peças de plástico, que se propõe a dar aos alunos, de forma lúdica, uma maior noção corporal, favorecendo o conhecimento do próprio corpo e de suas possibilidades.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version