Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Dando um mergulhão na piscina

Equipe:

Joana Bittencourt – jojo_bittencourt@yahoo.com.br

Marcos Vinicius P. de Sousa – markinhos_tufi@hotmail.com

 

Grupo Social:

Adriana Almeida

Academia Velox Fitness

Rua Fonte da Saudade, 39

 

Fizemos o projeto em uma academia chamada Velox. Escolhemos a natação de bebês porque nos identificamos com as crianças. Nossa intercessora se chama Adriana, ela tem como função ajudar os bebês a ter equilíbrio e aprender a nadar. A aula é acompanhada pelos pais dos bebês e Adriana explica que isso é muito bom para o bebê, pois ajuda na formação e é um tempo onde os pais passam juntos com os filhos. Adriana passa a aula cantando musicas, onde os bebês entendem e acompanham tudo que é para ser feito. Durante a aula Adriana utiliza colchões e uma barra para os bebês segurarem enquanto dão à volta na piscina, com isso, percebemos que a nossa intercessora não gosta de brinquedos e bóias. Ela explica que os brinquedos e bóias atrapalham o desenvolvimento do bebê.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Adriana reconhecemos como tema para o projeto:

“Cantando e dançando vamos dar um mergulhão”

O tema do nosso projeto foi baseado nas musicas cantadas e nas frases ditas por Adriana. Por exemplo: cinco patinhos na lagoa, começaram a nadar, quando viram a minhoca, começaram a puxar. Puxa para cá, puxa para lá. Cuidado para a minhoca não arrebentar” , “Vamos dar um mergulhão?” e “cantando e dançando.”

Os conceitos definidos como objeto para o projeto final foram: irregularidade, buraco no centro, lugar onde as crianças pudessem andar e lugar onde elas pudessem se segurar.

Com isso, nosso objeto final foi uma jangada com um buraco no meio onde os bebês pudessem nadar. Utilizamos lycra para o acabamento, PVC e poli-uretano. Furamos o poli-uretano para encaixar o PVC em todos, depois cobrimos com lycra. Adriana esta usando para os bebês subirem, andarem, mergulharem, a partir daí eles pode nadar ou segurar na lateral, subir novamente e encontrar a mãe.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version