Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Máscaras que estimulam beber mais água

Equipe:

Gabriel Jaguaribe Giucci - vvicore@hotmail.com

Suelen Figueira - lenf@gmail.com

 

 Grupo Social:

Paulla Cristhiny

Creche Lua Solidária

Rua General Cornélio de Barros,8

Botafogo,  Rio de Janeiro

luasolidaria@luasolidaria.org.br

CEP: 21378-006

Tel.: 2537-7622

         

 

O projeto foi realizado na Creche Lua Solidária em Botafogo, com a professora de Educação Infantil Paulla Cristhiny Silva dos Santos. A creche oferece Educação Infantil, na faixa etária de 02 a 6 anos, no horário de 7h:30min. às 16:00 horas, aos filhos de mães que trabalham em Botafogo. A professora Paulla, leciona uma metodologia que consiste em estimular a criatividade, a edudação, os valores humanos e a formação pessoal. Dentre as atividades acompanhadas por nós, podemos citar a Contação de História, na qual a professora conta uma hitória e pede ajuda para as crianças na hora de descrever os personagens e caracterizá-los.

 

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Paulla Cristhiny silva dos Santos reconhecemos como tema para o projeto: Máscaras que Estimulam Beber mais Água.

Relacionamos a frase esolhida, BEBER MAIS ÁGUA, com a atividade do Trem. A Paulla organiza uma fila aonde eles vão passeando no Trem cantando cantigas populares ou inventadas pela própria professora, em seguida, vão subindo em direção ao pátio para o momento de recreação, onde mais necessitam beber água. Iniciamos uma série de experimentos a fim de identificar a forma em relação ao objetivo do intercessor durante o período de sua aula. Construímos  máscaras  feitas com o material EVA que vestem um filtro de barro. Animais que vivem na água:  Polvo,  Baleia e  Jacaré. Essas máscaras têm como finalidade estimular o uso da torneira que sai da boca do animal. O nosso objetivo foi tornar esse momento especial, proporcionando autonomia e ao mesmo tempo os estimulando a beber água com mais frequência.

Escolhemos, juntamente com a diretora Antonia Andrade e a professora Paulla, que o filtro ficará instalado no refeitório e semanalmente sua máscara será trocada.

 

Viver essa experiência foi aprender na prática o que realmente é a essência do Design e desmistificar o processo criativo.

Agradeço ao Gabriel, pelo fato de termos conseguido realizar esse projeto, que gerou em mim gratidão.

Agradeço à Paulla, pelo fato de ter sido uma intercessora exemplar, que gerou em mim admiração.

A expêriencia do projeto me serviu como amadurecimento, me ajudou a arriscar e não ter medo de errar, coisa até então impensável por mim.

Gostaria de agradecer à Suelen pelo fato de ter trabalhado de maneira competente, que gerou em mim a mesma vontade.

Gostaria de agradecer à professora Paulla Cristhiny pelo fato de nos receber cordialmente, que gerou em mim respeito por todos no local.

 

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version