Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Passo a passo da cerâmica

 

Equipe:

 Mariana Meirelles – marislm@uol.com.br

Anderson Neves  - anderson_neves@walla.com

 

Grupo Social:

 Zaira Barion

Estúdio 56

Condomínio Parque Jardim Botânico, 56 – Rio de Janeiro 

         

O local onde o trabalho foi realizado ao longo deste semestre é um atelier  de cerâmica que  fica no Condomínio Parque Jardim Botânico,  número 56. A nossa intercessora de projeto se chama Zaira Barion. Ela também é a proprietária e a coordenadora do curso que acontece no atelier  que acontece no atelio pela Zai.

Variados tipos de artigos em cerâmica são confeccionados durante as aulas. Eles variam desde simples pratos e jarros até esculturas. Durante as aulas que presenciamos a Zaira ensinou seus alunos a esmaltar peças após saírem do forno, a lixar as mesmas, e a pintarem elas depois de secas.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Zaira Barion reconhecemos como tema para o projeto: “O cuidado quebra efeitos ruins”. Ela costuma estar sempre preocupada com o acabamento dos objetos feitos com a argila, dizendo para os alunos não esquecerem de ocar o barro antes de ir para o forno, tirar a rebarba e alisar bastante.

Ao final do primeiro quente e frio nós identificamos que o objetivo era comunicar aos demais alunos o processo básico de manipulação da argila.Após o segundo quente e frio a Zaira escolheu como o objeto mais quente a sequência de etapas das suas aulas de cerâmica, logo as nossas atenções se voltaram ainda mais para o processo de confecção da cerâmica, sendo a sequência portanto o nosso partido adotado, determinado em comum acordo com a nossa intercessora e a professora. Onde a partir de variações de conteúdo e forma produzirmos o produto final.

Efim, a partir de todas as variações feitas, construímos um painel de lona com quadros de fotos das etapas de produção dos artigos em cerâmica com um acessório de bambu em suas extremidades, para pendurar onde  a nossa intercessora desejar. Ultimamente ele está sendo utilizado na parede do atelier da Zaira pendurado e aberto para que todos possam o ver.

 

Esta experiência serviu para que eu pudesse aprender que é preciso sempre estar experimentando o desconhecido, não ficar só na teoria, que é preciso errar para crescer e aprender, que sozinho nada se constrói.Agradeço a Zaira por todo esse tempo de convívio que eu e a Mariana tivemos ao longo deste semestre, o que fez gerar em mim um sentimento de satisfação que eu sempre terei por ela e por todos os alunos que tivemos contato. Agradeço a Mariana também por este tempo em que realizamos juntos o projeto e pela sua amizade, o que gerou em mim a alegria.

Fazer projeto é ter intuição e acreditar na sua própria criatividade. Além disso é preciso  confiar em todo processo e nunca desistir. Agradeço ao Anderson por ter sempre me apoiado e ajudado a fazer o projeto, gerando amizade por ele. Agradeço à Zaira por ter colaborado com o projeto, gerando em mim muita felicidade.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version