Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Situando no Espaço e Tempo

Equipe:

Júlio Gadelha Parente - juliogadelha@hotmail.com

Jeannine Marques Crepon - nincerepon@hotmail.com

 

 Grupo Social:

Eduardo Monteiro

Laboratório Social “Projeto Florescer”

Rua Pacheco Leão, 915
Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Cep.: 22460-030

Tel.: (21) 3204-28860088

 

         

O Projeto realizado por nossa dupla, Jeannine Crepon e Julio Parente, foi trabalhado em conjunto com o professor de Reforço escolar no Laboratório Social do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

 

No Laboratório Social do Jardim Botânico ministra-se cursos técnicos de jardinagem com duração de 12 meses. Esses cursos são acompanhados de aulas de reforço escolar, artes, computação e línguas. Eduardo Monteiro dava aulas de reforço escolar de portugûes instrumental ás quartas e História-Geografia-Matemática nas quintas.

 

Eduardo Monteiro dava aulas de português nas quartas sempre procurando um bom relacionamento de aprendizado da turma pausando para explicações extras e certificando-se de que todos haviam aprendido. O intercessor também dava aulas de história, geografia e matemática procurando experimentar com exemplos de fácil entendimento.  

 

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular do Edurado Monteiro reconhecemos como tema para o projeto:

A responsabilidade é o passaporte para o respeito

 

Ao ministrar aulas de reforço para pessoas moradoras de áreas com situação de risco, Eduardo procurar fazer uma ponte entre aprendizado escolar- aprendizado social. Por isso, se utiliza de exemplos em suas aulas de português e historia  para um aprendizado de respeito e ética do mundo atual.

O objeto visa o desenvolvimento de noções básicas de história e geografia através de uma atividade lúdica, nesse caso o quebra-cabeça, para assim despertar um interesse maior na criança.

O objeto final foi um quebra-cabeça a base de imãs feito em módulos interativos. De um lado um quebra-cabeça composto por uma linha do tempo onde o aluno situa o acontecimento histórico no tempo e do outro lado dois quebra cabeça do mapa mundial.

Eduardo utiliza o produto como complemento nas suas aulas de história e geografia como uma 

maneira de divertir  ensinar ao mesmo tempo

 

Para mim (Júlio Parente) o projeto com a Ana serviu como um grande abre-alas para o mundo do design e 

da consciência do que  seria um projeto. Aprendi muito ao longo do caminho, acima de tudo aprendi a

 lutar pelo projeto. Agradeço á Jeannine que se mostrou uma parceira maravilhosa em tudo que fizemos juntos,

que gera em mim uma enorme admiração. Agradeço ao Eduardo por me ensinar tanto ao longo do caminho,

que gera em mim inspiraçao

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version