Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Varal de Trabalho

Equipe:

Dávila Pontes Alves - davilapontes@yahoo.com.br

Bruno Senise Drolshagen - brunohagen@oi.com.br

 

Grupo Social:

 Letícia Coutada

Colégio Estadual André Maurois

Rua Visconde de Albuquerque, nº 1325
Gávea - Rio de Janeiro

 

 

Nosso projeto foi realizado no Colégio Estadual André Maurois, localizadao na Gávea juntamente com a professora letícia que leciona Português para alunos do Ensino Médio. Letícia dá aulas para turmas majoritariamente de terceiro ano abordando literatura e gramática.

       A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Letícia reconhecemos como tema para o projeto: “O povo se importa com o trabalho.”

      Percebeu-se que dentro de sala de aula todos tinham consciência de que o professor estava realizando um trabalho, mas os alunos se esqueciam de que eles também estavam trabalhando, desse modo em alguns momentos não davam a devida importância para esse trabalho realizado.

     Com a experimentação percebemos que o intercessor via uma necessidade de que os alunos valorizassem seu trabalho, e achava possível alcançar isso através da exposição do que os alunos produziam, esse conceito ficou definido como nosso objetivo.

     Utilizando este conceito desenvolvemos um varal feito de bambú sobre látex e polipropileno. A professora utiliza este varal para a exposição de textos e outras produções dos alunos, por vezes associando esses seus trabalhos com outros materias, buscando dar mais valor ao trabalho. A intenção dessa exposição é que os alunos valorizem mais o que estão produzindo, sabendo que serão expostos e também buscar com que eles queiram que seu trabalho seja exposto.

      Bruno: Ao longo do projeto aprendi que o fazer é bem mais produtivo e trabalha muito mais sua criatividade do que o pensar. Percebi que saindo da idéia e passando para o material, fazendo de fato, podemos fazer e descobrir coisas muito mais incríveis e melhores que somente aquelas que imaginamos. Agradeço à Dávila pelo modo como caminhou com o projeto, o que gerou em mim sempre confiança. E agradeço à Letícia por se mostrar interessada no projeto, o que gerou em mim tranquilidade

      Agradeço à Dávila por ter se preocupado tanto em alguns momentos, o que se contrapunha com a minha tranquilidade e gerava  um equilíbrio que me mantinha trabalhando. Agradeço à Letícia pelos seus ideias que ele demonstra dentro de sala de aula, o que sempre gerou em mim felicidade por estar realizando meu projeto com ela.

       Dávila: Só hoje sinto realmente o valor de foi participado desse projeto. Isso porque, através dele conheci uma nova forma de interagir com o outro e tive contato diferenciado com desenho industrial. Mostraram-me um novo e bom caminho para seguir na profissão a qual escolhi, que não foge ao que aprendi e convivo fora da Universidade.

       Agradeço ao Bruno por sua calma em muitos momentos, o que gerava em mim tranquilidade para a realização do projeto. Agradeço também à Letícia por sempre querer nos ajudar no nosso trabalho, o que gerava sempre em mim confiança.

 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version