Projetos em Design Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social
voltar para página principal

voltar para página principal

Relaxar conjunto a natureza com o esporte

Equipe:

Leonardo Maia de Carvalho - leo_maia88@hotmail.com

 

Grupo Social:

Paulo Dolabellla
Escolinha de surf do Paulinho,em frente ao hotel Caesar’s Park
Praia de Ipanema-Rio de Janeiro
Tel: (21)9814 9702

 

Esse projeto foi desenvolvido no Curso de Surf que tem como professor e responsável o “Paulinho”, Paulo Dolabella.  As aulas acontecem as terças e quintas de 08:00hs às 10:00hs,não existe faixa etária para suas aulas,ele ensina desde uma criançinha,até uma pessoa mais velha durante a mesma aula,sem problemas,a aula é realizada na praia de Ipanema,na maioria das vezes em frente ao hotel Caesar’s Park,mas que dependendo das condições do mar,pode mudar a sua localização,o que me levou a ir em diversos lugares para assistir a aula,tanto no Leblon quanto no Arpoador. O professor Paulinho me recebeu muito bem e com bastante entusiasmo para fazer parte da aula de projeto,disse que gostou muito da idéia,e que já vivenciou ela,em outros períodos da sua aula.

Durante essas quatro aulas que eu participei,observei muito o que ocorria durantes as aulas,tanto,as tarefas,como os diálogos,entre o professor e os alunos,e dos alunos entre si.
E para entender e saber o universo vocabular das aulas de surf,anotava a maioria das coisas que eram ditas durante as aulas,e até mesmo no término delas,para passar a entender melhor o que se passava nas aulas,e também para prosseguir com as tarefas do projeto.

Através do jogo de palavra,foi formada a frase objetivo: “Relaxar conjunto a natureza com o esporte.”A partir desta frase,inventei vários experimentos,denominados iscas,para poder vir a criar algo de utilidade para a aula.Criei vinte iscas,dessas vinte,trabalhei apenas em três,que foram as que o Paulinho mais gostou: Pés de papelão, Caixa de papelão, Canudo de palha. A partir destas três iscas,comecei o teste de materiais,tamanhos e formas que pudessem vir a ajudar na aula.Modifiquei elas diversas vezes,até que realizei um segundo “quente e frio” e obtive duas iscas como partido adotado,realizei mais experimentações de materiais,e tamanhos parar gerar mais alternativas ainda,e que desse jeito,eu pudesse ter o produto final para trabalhá-lo.Defini que para aula,eu criaria dois protótipos,um que mexesse com o equilíbrio no surf,e o outro com a distância aconselhada da abertura das pernas,na base do surf.Para o equilíbrio,eu criei uma espécie de uma cobra,feita com lona de caminhão,e totalmente costurada à sua volta,apenas com um buraco no meio,fechado com velcro.E para a abertura aconselhada das pernas,juntei dois streps,por um garrote,que ao ser tencionado,delimitava a abertura. Projeto para mim,foi uma oportunidade de um grande aprendizado. Aprendi muito durante as aulas,com todo o processo,desde a descoberta de novos materiais,como,com técnicas novas e descobertas de novas soluções para coisas simples de serem solucionadas. A experiência que é adquirida durante e com o final da disciplina,é enorme,tanto na vida profissional,quanto na social,e pessoal.

Agradeço ao professor Paulinho,por ter me ajudado tanto ao longo do processo,e ter dado grande utilidade as minhas iscas,o que gerou em mim,satisfação.


 

Disciplina: Art1031
Turma: 1AE
Professora: Ana Branco

  

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version