Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Conversa Animada: colorindo a escola com painéis de ímã

Equipe:

Samuel Gomes Guimarães

samuelgguimaraes@gmail.com

 

Ticiana Saldanha de Almeida

ticisaldanha@gmail.com

 

Grupo social:

Bruna Maria Carneiro

Escola Municipal Marília de Dirceu

Rua Jangadeiros, 39

Ipanema - Rio de Janeiro

CEP: 22041100

Tel.: 2247-4351 / 2523-0903

 

    O projeto na Escola Municipal Marília de Dirceu teve como parceira a professora Bruna Maria Carneiro, da turma 1201 (ano intermediário do 1º ciclo). Esta turma possui alunos que estão aprendendo a ler, escrever e iniciando as contas de matemática.

     A professora costuma levar folhas com exercícios (“cobrir” as letras do alfabeto, colorir, histórias para completar e para ilustrar...) e, por vezes, os deixa livres com jogos de encaixe, quebra-cabeças, entre outros. Sempre incentivando a ajuda ao colega.

     A  partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Bruna, reconhecemos como tema para o projeto: “1, 2, 3...Todo mundo, ao lado, colorindo a nossa escola!”. Listamos atividades que têm a ver com a frase: pintar desenhos, decorar a sala, desenhar, sentar 2 em 2 (2 carteiras coladas). E  iniciamos o período de testes de experimentos.

     Como partido adotado tivemos um painel para Bruna conversar com as crianças, como se fosse um desenho ou uma história.

     O produto final foi um painel formado por 3 placas de poliestireno costuradas a 3 folhas imantadas (2 placas de 26,5 cm X 37 cm e 1 de 26,5cm X 36cm). As placas foram furadas, unidas pela parte menor com elástico preto e costuradas com fita de cetim laranja na parte externa do painel. Para pendurá-lo utilizamos 4 argolas presas no painel, por onde passa uma fita que prende o objeto em 2 “ganchos de sustentação”, no topo do quadro negro. Os bonecos e objetos que compõem o objeto final foram impressos em folha adesiva, colados à folha imantada e recortados.

   Bruna, então, pode utilizar o painel para deixar a criatividade das crianças fluírem; para unir a turma e conversarem juntos (em forma de desenho) sobre assuntos diversos, deixando a aula mais livre e prazerosa para as crianças.

 

     O projeto realizado no Marília de Dirceu, para mim foi, antes de tudo, um processo de aprendizagem. Projeto sempre me traz um assunto diferente para refletir. E esse projeto me levantou a questão do preconceito. Preconceito em relação ao pré-conceito mesmo: pré avaliar um lugar e as pessoas pelos estereótipos e opiniões enraizadas. Isso eu acho que mudou muito a minha visão das pessoas e das situações em geral, não só no projeto dentro da escola, mas na aula da Ana, na minha casa, na minha aula de canto, na minha vida.

     Projeto também sempre me ensina mais sobre as pessoas e sobre o meu trabalho em parceria com outros. E nunca um projeto foi mais universal do que este. Projeto hoje, para mim, não é meu, nem da dupla, nem do intercessor. Isso porquê não só estes trabalharam. É de todos que ouviram, opinaram, ajudaram e se envolveram também com o processo e, portanto, com o projeto. Desse projeto eu tiro uma nova visão, de mim mesma e da minha relação com as pessoas. E isso para mim foi uma abertura, uma conquista enorme – e inesperada - em tão pouco tempo.     (Ticiana)

 

Projeto para mim não é apenas criar, experimentar ou até mesmo projetar,  mas é também um modo de entendermos como realmente a vida funciona, pois estamos observando cada etapa, cada local, atividade, que uma pessoa vive, por isso, ao estar fazendo projeto logo penso que estou vivendo um mundo diferente, aprendo coisas novas, conheço pessoas novas e conheço lugares novos. Fazer projeto no Marília de Dirceu me fez pensar diferente, pois de fato foi uma lição de vida, acompanhei pessoas que simplesmente vivem de outra maneira, e que certamente passam por muitas dificuldades no dia-dia e são apenas crianças. O que aprendi com isso? Aprendi como lidar com as pessoas, aprendi o quão importante é fazer projeto com  professores que realmente sabem o que fazem e que certamente estão do seu lado para ajudar no possível, quebrando um certo preconceito que eu tinha em relação a isso, também a convivência com outra pessoa, que te faz abrir a cabeça e correr atrás e por isso agradeço a Ticiana por este fato e o mais importante aprendi realmente como planejar, que não será usado somente em projeto, mas em partes de minha vida.     (Samuel)


 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AA

Professores: Ana Branco e Cláudia Bolshaw

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version