|
Samuel Gomes
Guimarães Ticiana Saldanha de
Almeida ticisaldanha@gmail.com Grupo social: Bruna
Maria Carneiro Escola Municipal Marília de Dirceu Rua Jangadeiros, 39 Ipanema - Rio de Janeiro CEP: 22041100 Tel.: 2247-4351 / 2523-0903
O projeto na Escola Municipal Marília de Dirceu teve como parceira
a professora Bruna Maria Carneiro, da turma 1201 (ano intermediário do 1º
ciclo). Esta turma possui alunos que estão aprendendo a ler, escrever e
iniciando as contas de matemática. A professora costuma levar folhas com
exercícios (“cobrir” as letras do alfabeto, colorir, histórias para completar
e para ilustrar...) e, por vezes, os deixa livres com jogos de encaixe,
quebra-cabeças, entre outros. Sempre incentivando a ajuda ao colega. A
partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de
Bruna, reconhecemos como tema para o projeto: “1, 2, 3...Todo mundo, ao lado,
colorindo a nossa escola!”. Listamos atividades que têm a ver com a frase:
pintar desenhos, decorar a sala, desenhar, sentar 2 em 2 (2 carteiras
coladas). E iniciamos o período de
testes de experimentos. Como partido adotado tivemos um painel
para Bruna conversar com as crianças, como se fosse um desenho ou uma
história. O produto final foi um painel formado
por 3 placas de poliestireno costuradas a 3 folhas imantadas (2 placas de
26,5 cm X 37 cm e 1 de 26,5cm X 36cm). As placas foram furadas, unidas pela
parte menor com elástico preto e costuradas com fita de cetim laranja na
parte externa do painel. Para pendurá-lo utilizamos 4 argolas presas no
painel, por onde passa uma fita que prende o objeto em 2 “ganchos de
sustentação”, no topo do quadro negro. Os bonecos e objetos que compõem o
objeto final foram impressos em folha adesiva, colados à folha imantada e
recortados. Bruna, então, pode utilizar o painel para
deixar a criatividade das crianças fluírem; para unir a turma e conversarem
juntos (em forma de desenho) sobre assuntos diversos, deixando a aula mais
livre e prazerosa para as crianças. O projeto realizado no Marília de
Dirceu, para mim foi, antes de tudo, um processo de aprendizagem. Projeto
sempre me traz um assunto diferente para refletir. E esse projeto me levantou
a questão do preconceito. Preconceito em relação ao pré-conceito mesmo: pré
avaliar um lugar e as pessoas pelos estereótipos e opiniões enraizadas. Isso
eu acho que mudou muito a minha visão das pessoas e das situações em geral,
não só no projeto dentro da escola, mas na aula da Ana, na minha casa, na
minha aula de canto, na minha vida. Projeto também sempre me ensina mais
sobre as pessoas e sobre o meu trabalho em parceria com outros. E nunca um
projeto foi mais universal do que este. Projeto hoje, para mim, não é meu,
nem da dupla, nem do intercessor. Isso porquê não só estes trabalharam. É de
todos que ouviram, opinaram, ajudaram e se envolveram também com o processo
e, portanto, com o projeto. Desse projeto eu tiro uma nova visão, de mim
mesma e da minha relação com as pessoas. E isso para mim foi uma abertura,
uma conquista enorme – e inesperada - em tão pouco tempo. (Ticiana) Projeto para mim não é apenas criar, experimentar ou até mesmo
projetar, mas é também um modo de
entendermos como realmente a vida funciona, pois estamos observando cada
etapa, cada local, atividade, que uma pessoa vive, por isso, ao estar fazendo
projeto logo penso que estou vivendo um mundo diferente, aprendo coisas
novas, conheço pessoas novas e conheço lugares novos. Fazer projeto no
Marília de Dirceu me fez pensar diferente, pois de fato foi uma lição de
vida, acompanhei pessoas que simplesmente vivem de outra maneira, e que
certamente passam por muitas dificuldades no dia-dia e são apenas crianças. O
que aprendi com isso? Aprendi como lidar com as pessoas, aprendi o quão
importante é fazer projeto com
professores que realmente sabem o que fazem e que certamente estão do
seu lado para ajudar no possível, quebrando um certo preconceito que eu tinha
em relação a isso, também a convivência com outra pessoa, que te faz abrir a
cabeça e correr atrás e por isso agradeço a Ticiana por este fato e o mais
importante aprendi realmente como planejar, que não será usado somente em
projeto, mas em partes de minha vida.
(Samuel)
Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AA Professores:
Ana Branco e Cláudia Bolshaw |
|
|
||
|
|
||||
|
|||||
|
|
|