Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

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Enrolando no corpo a linha e o movimento das cores

 

Equipe:

Juliana Dias Monteiro Chaves

jujuba_chaves@hotmail.com

 

Pedro Barassi Alves da Fonseca

dropeaswaves@hotmail.com

 

Grupo social:

Leonilde Augusta do Rosário Mourato

Instituto Santa Lúcia

Rua Marques De São Vicente,316 , Gávea, Rio de janeiro

Cep: 22.451-000

 Tel.: 22746207

 

    Nosso projeto foi realizado no Instituto Santa Lúcia, localizado na Gávea. É um instituto que acolhe pessoas com todos os tipos de deficiência mental. Durante o período, observamos uma aula de atividades manuais durante as manhãs das quartas e quintas, acompanhados pela professora e diretora do instituto, Leonilde. Nessas aulas, presenciamos trabalhos de tecelagem em tramas com linhas de lã, mosaicos feitos com azulejos e papéis, pinturas com tinta guache, entre outros.

    A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Leonilde reconhecemos como tema para o projeto: “Paciência, união respeito e amor para a socialização parcial.”

Todas as atividades que acompanhávamos eram feitas individualmente, mas com todos os alunos lado a lado, para que estivessem todos juntos mesmo cada um tendo um tempo para a realização das tarefas. 

    Depois da experimentação das iscas, resolvemos junto a intercessora fazer um grande circuito que os alunos usassem juntos, proporcionando socialização entre eles e ajudasse na coordenação motora dos mesmos.

Fizemos diversos testes de formas e materiais. No fim, fizemos sete circuitos que não possuíam base e eram preenchidos com missangas das cores do arco-íris. De peça, usamos bolas de madeiras vazadas para passar por cada circuito. Os circuitos consistem em tiras de mangueira de borracha transparente de três metros cada. Leonilde, nossa intercessora, usou o circuito das seguintes maneiras: Primeiro pediu para que os alunos distinguissem as cores das peças. Depois, pediu que colocassem as peças no circuito. Feito isso, colocou o circuito em volta do corpo dos alunos e pediu que passassem as bolas no circuito por de trás do pescoço, estimulando assim, a coordenação. 

 

Agradeço a dona Leonilde por ter sido sempre tão disposta a nos orientar e nos ouvir o que gerou em mim vontade de

abrir um leque de possibilidades de objeto cada vez maior para que o risco deste não agradar ou ser útil fosse

cada vez menor.(Pedro)

 

Agradeço a minha dupla juliana por estar sempre ao meu lado analisando e tirando conclusões a respeito das situações observadas, o que gerou em mim segurança no processo de construção do objeto final e eficiência na produtividade, o que comprovou que a idéia de que duas cabeças pensam mais do que uma é real.(Pedro)

 

Agradeço ao Pedro, por ter trabalhado sempre, por ter várias idéias, por querer ajudar em  tudo e por estar sempre presente. Isso gerou em mim um carinho imenso  que não pensei que fosse ter, confiança, e acima de tudo admiração. Agradeço a Dona Leonilde por ter nos tratado da melhor maneira possível durante todo o período, por ter nos ajudado e nos mostrado  um outro lado da vida que não conhecíamos. Isso gerou em mim um sentimento de carinho por ela, admiração pela profissional e  pessoa que é por lidar com pessoas tão especiais da maneira que ela lida e um conhecimento gigantesco de coisas que jamais imaginei  conhecer.  (Juliana)

 


 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AA

Professores: Ana Branco e Cláudia Bolshaw

  

 

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e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

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