Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Apoios para demonstrações na Fisioterapia

 

Equipe:

João Victor Miranda

jo.mirandas@gmail.com

 

Paola Azevedo

lola.azevedo@gmail.com

 

Grupo Social:

Michelle Piovezani

Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais do Estado do Rio de Janeiro – REVIVA

Rua Padre Leonel Franca, 248 Gávea, RJ   (Entre a PUC e o Planetário)

 

     O projeto foi realizado com a fisioterapeuta Michelle no Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais do Estado do Rio de Janeiro – REVIVA.

    Seu trabalho é basicamente preparar os pacientes para  bom um pré-operatório e ajudar na recuperação no pós-operatório.

    A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Michelle reconhecemos como tema para o projeto: "Se adaptar a necessidade e ao tempo de cada paciente". Essa frase se adequou muito bem ao trabalho da Michelle com fisioterapeuta, pois cada paciente tem seu tempo de recuperação e aprendizado, assim como muitos deles apresentam problemas diferentes um dos outros.

   Assim ficou definido como objetivo para o projeto a representação das principais atividades realizadas nas consultas de fisioterapia no "REVIVA", buscando um modo de facilitar a memorização das atividades de uma forma mais "ilustrativa", já que os pacientes tinham dificuldades em compreender e gravar os exercícios propostos pela Michelle e repeti-los em casa.

   Como objeto final foram feitos, banners ensinando a respiração diafragmática, massagem labial e lavagem nasal, um rosto de silicone com um suporte de madeira e um rosto de pano com a boca e o nariz feito de sementes. Esses objetos têm a função de ajudar na demonstração das atividades, ajudando os pacientes a memorizar o que tem que ser feito.

   Essa experiência serviu como um aprendizado em a lidar com matérias na construção de objetos que tem uma função em um determinado contexto e também aprendi um pouco como as pessoas podem ter visões diferentes de aspectos da vida, e como se deve ter a cabeça aberta e tentar enxergar não só o meu próprio ponto de vista, mas também os dos outros. Isso me ajudou a compreender melhor o que é um trabalho em grupo.(João)

   Me ajudou também a perceber também quais eram as necessidades da intercessora e o que seria útil para ela, aprendi mais sobre o  trabalho dela como é preciso jogo de cintura em qualquer profissão que você exerça. Cada pessoa é única e o jeito de tratá-la têm que ser diferente , e por isso é necessário um grande poder de adaptação. (Paola)

   Agradeço a Michelle por ser tão prestativa sempre disponibilizando o tempo dela pra que nos pudéssemos desenvolver o nosso projeto, o que gerou em mim segurança pois vi que ela também estava interagida conosco, querendo ajudar. (Paola)

   Agradeço ao João por ser mais organizado, estar sempre em dia com as atividades isso me ajuda a não esquecer as tarefas, me ajudando a ser mais disciplinada como ele, isso foi muito no desenvolvimento do projeto pois sabia que podia contar com ele.  (Paola)

   Agradeço a Michelle por sempre ter boa vontade em nos ajudar, por dar conselhos e não hesitar em dizer se estávamos alcançando a proposta de projeto em seu ambiente de trabalho, isso gerou em mim a oportunidade de desenvolver um objeto que atendesse as expectativas da equipe, tendo realmente uma funcionalidade. (João)

  Agradeço a Paola por ter sido criativa,detalhista e também por conhecer um pouco sobre o assunto relacionado ao trabalho de nossa intercessora, isso me fez buscar o melhor para o nosso trabalho, aprendendo conciliar as nossas idéias em uma só. (João)


 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Branco e Vicente

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version