Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Apoios que favorecem e sinalizam a ginástica sináptica

 

Equipe:

Patrick Queiroz Clark

patrickqclark@hotmail.com

 

Rafael Vilela Valente

vilelarafael181@hotmail.com

 

Grupo social:

Ubiratan Ávila

Centro de cidadania Rinaldo de Lamare,

casa Naná Sette Câmara

Av. Niemeyer, 776 – 11º andar (Letra 10 – Normal)

 

    Escolhemos fazer nosso projeto na Casa Naná Sette Câmara, situada em São Conrado, na Av. Niemeyer, 776, e lá é desenvolvido um trabalho com idosos, exercícios, danças e aulas e eles passam  dia todo lá. Optamos trabalhar com o colaborador  Ubiratan Ávila, professor de educação física e fisioterapeuta que neste local desenvolve o trabalho de ginástica sináptica. No dia em que fomos assistir a aula, nos sentimos  muito bem recebidos pelo Ubiratan, que nos atendeu mostrando bastante interesse em nosso projeto.

                A aula era na parte da manhã, entre 9:00 e 10:00, e consistia em trabalhar os órgãos internos e não desenvolver musculatura como nas ginásticas convencionais, este fato foi o que nos motivou a trabalhar com ele. Sempre que precisamos de ajuda ele estava a disposição e os idosos sempre curiosos com o nosso trabalho.

o interesse do Ubiratan nos fez acreditar a cada dia que tudo daria certo, que ali tinha um ambiente perfeito para fazermos nosso projeto.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular do Ubiratan reconhecemos como tema para o projeto: “Função visceral e atualização cerebral gera auto-conhecimento para funções conscientes”

Um movimento que tem ligação com a frase é o que os alunos dão as mãos e se inclinam para frente e para trás exercitando o assoalho pélvico, o estômago, o fígado e o intestino. Enquanto estavam de mãos dadas tinham que sentir a energia que estava sendo passada pelos seus braços.

 

Estimulador para as mãos: Estimulador no formato de mão, com pinos pequenos, com velcro e elástico envolvendo a mão para prendê-la.

Estimulador para os calcanhares:Estimulador no formato do calcanhar, com pinos grandes cortados em forma de T, costurados formando uma calcanheira estimuladora.

Camisa com os órgãos:Camisa costurada com uma camada de segunda pele, com os seguintes materiais coloridos:

    Intestinos: corda vinho Pâncreas: Miçangas verdes   Fígado: Espuma laranja Estômago: Pano rosa

                   Pulmão: Papel celofane azul Coração: Miçangas vermelhas.

 

                Fazer projeto pra mim é se envolver com o trabalho do seu intercessor, observar tudo o que é trabalhado e junto com ele encontrar soluções para melhorar a aula dele. Este ainda é meu segundo projeto portanto ele não é completo, ainda esta longe disso, porém neste processo eu evolui muito. Com a ajuda da minha dupla, professores e intercessor eu termino este período com um novo olhar sobre as relações de trabalho. Eu aprendi como ser mais paciente, responsável por ter um compromisso com o meu intercessor e dupla, criei um grande laço de amizade com a Ana e o Vicente que nos ajudaram muito em todo o processo. Para minha vida profissional levo a amizade de grandes professores que me ensinaram muito sobre a forma de fazer projeto e técnicas de construção de produtos o que será fundamental para a minha vida acadêmica e profissional.                                                                                                                      Rafael Vilela.

                 Agradeço ao Ubiratan por todo o processo, desde que começamos ele foi compreensivo e sempre quis nos ajudar e isso refletiu no nosso produto final, isso gerou uma grande satisfação de ter trabalhado esse período com ele. Agradeço ao Patrick por ter trabalhado comigo nesse projeto o semestre inteiro e não ter desistido, isso gerou em mi uma amizade maior do que a que já tinha com ele.

                 Fazer esse projeto me ensinou muitas coisas. Primeiramente aprendi a não ter um preconceito sobre as coisas apenas pelos nomes, pois antes de começar o projeto eu achava que ginástica era apenas para exercitar os músculos. Após faze-lo numa aula de ginástica sináptica descobri que também existe ginástica para os órgãos.

                Aprendi a ser paciente, responsável e cuidadoso com o que eu faço. Aprendi também métodos de costura, noções do corpo humano e a importância da percepção dos sentidos na nossa vida. Sinto que estou mais vivo com o que acontece em volta de mim, percebendo e analisando mais as coisas.

                Senti que ao fazer esse projeto eu aprendi muitas coisas sobre uma idade diferente da minha com a qual eu quase não tinha contato, que são os idosos. Descobri o quão inteligentes eles são, engraçados e sempre muito simpáticos e de bom humor. Acredito que tenha feito muitas novas amizades, com os alunos e o com o professor, para o qual eu desejo muito boa sorte em sua carreira inovadora.

Agradeço ao Ubiratan por todo o respeito atenção que teve conosco durante todo o projeto. Agradeço também por ter me mostrado e ensinado sobre a ginástica sináptica. Agradeço o seu entusiasmo com o produto final. Isso gerou em mim a certeza de que fiz um novo amigo, o conhecimento de um novo tipo de ginástica aonde os órgãos internos são trabalhados e a certeza de ter concluído bem esse projeto. Agradeço ao Rafael por ter sido uma excepcional dupla durante o projeto me ajudando e estando sempre comigo em todos os momentos, tendo ótimas idéias e pensamentos compatíveis com o meu. Isso gerou em mim a vontade de talvez num próximo projeto, ser capaz de fazer dupla com ele.

 


 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AH

Professores: Ana Branco e Vicente

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version